Você nunca deve apressar seu cão durante o passeio; saiba por quê - Pet é pop

Você nunca deve apressar seu cão durante o passeio; saiba por quê

Você nunca deve apressar seu cão durante o passeio; saiba por quê
Você nunca deve apressar seu cão durante o passeio; saiba por quê
Você nunca deve apressar seu cão durante o passeio; saiba por quê (Foto: Pixabay)

Seu cão é do tipo que gosta de dedicar um tempinho para cheirar cada flor, pedra e árvore durante um passeio? Especialistas afirmam que é importante não apressar o bichinho neste momento. Entenda!

Veja também:

+ Confira 25 raças de cães para quem não tem muito tempo ou espaço para passeios e exercícios
+ Cães estão usando coletes com pontas de metal para não virar almoço de falcão
+ 6 erros que você deve evitar na hora de passear com o seu cão

Apesar de não ser algo incômodo quando se trata de um passeio sem hora para terminar, pode ser complicado se o objetivo é ser um passeio rápido e seu cachorro acaba se perdendo em um mar de cheiros.

No entanto, é importante entender as muitas maneiras pelas quais um cão se beneficia com a investigação de seu ambiente, para que você possa ver as coisas de sua perspectiva e, com sorte, ter mais paciência com seu companheiro peludo, da próxima vez que vocês dois saírem para esticar as pernas.

Além de trazer benefícios para a saúde do pet, queimando toda a gordura e energia extras, as caminhadas mais longas permitem que o cachorro analise o mundo ao redor dele. “Cães nasceram para cheirar! Eles têm um olfato bem apurado e adaptaram habilidades sensoriais ao longo de milhares de anos e usam isso para investigar os arredores”, explicou a Dra. Gabrielle Fadl ao site da Martha Stewart.

Ou seja, quando seu cachorro toma um tempo para cheirar todas as coisas durante um passeio, ele descobre um montão de informações e aprende sobre o ambiente em que ele vive. E o que exatamente eles aprendem? Mais do que você pode imaginar! Eles conseguem identificar quem passou por ali, qual era o sentimento que aquela pessoa estava sentindo e até se eles estão saudáveis ou doentes.

Segundo especialistas, o olfato canino é cerca de 10 vezes mais apurado do que o olfato humano. Portanto, esse sentido é, nos cães, o sentido direcionador, funcionando como um GPS para como eles interagem com o mundo.

  • Back to top