Você jamais deve latir para o seu cão; saiba por quê - Pet é pop

Você jamais deve latir para o seu cão; saiba por quê

Você jamais deve latir para o seu cão; saiba por quê
Você jamais deve latir para o seu cão; saiba por quê
Você jamais deve latir para o seu cão; saiba por quê (Foto: Pixabay)

Após um desafio viralizar no TikTok, que consiste em uma pessoa gravando a reação de seu cachorro depois de latir para ele, especialistas estão alertando os perigos dessa ação nos pets.

Veja também:

+ Cães não param de latir, e dono paga multa de R$ 11 mil
+ TikTok chora a morte de Pot Roast, gato com um milhão de seguidores
+ Cães são capazes de reconhecer os donos apenas pela voz, mostra estudo

Segundo especialistas, as reações assustadas dos cães deveriam ser engraçadas, mas seus olhos e rostos expressivos demonstram realmente sinais de estresse e medo. Veja por que você nunca deve latir para o seu (ou qualquer outro) cachorro:

O que acontece quando você late para seu cachorro

De acordo com o American Kennel Club (AKC), as reações “engraçadas” são, na verdade, sinais de estresse e medo. Alguns exemplos incluem:

  • “Olho de baleia” (onde eles abrem os olhos e os tornam extra grandes)
  • Corpo e características faciais rígidas
  • Orelhas presas atrás
  • Latindo ou vocalizando de volta para o humano
  • Lambendo os lábios
  • Mostrando os dentes
  • Tentando fugir

Outras reações são um pouco mais óbvias e permitem que você saiba que seu cão definitivamente não curte quando você late para ele (ou faz qualquer outra coisa para assustá-lo). Latidos, pulos e mordidas são algumas delas, de acordo com o AKC.

Claro, todos os cães são diferentes, alguns podem realmente não ligar que você lata para ele. Mas, para estar seguro, o AKC recomenda evitar esse desafio.

Por que latir para cães causa estresse

“Quando os cães latem, eles podem estar dizendo coisas diferentes. O tom e a linguagem corporal podem significar qualquer coisa, desde ‘brincar’ a ‘estou preocupado’ e até mesmo defensivo como ‘fique longe'”, disse a veterinária Dra. Jo Woodnutt ao Pets Radar.

“Nessa tendência, as pessoas estão latindo para seus cães sem levar em consideração sua linguagem corporal ou tom, e há o risco de que isso seja mal interpretado”, acrescentou ela.

Na mesma linha, Jo observou que o desafio do TikTok também envolve duas outras coisas que os humanos fazem que deixam os cães desconfortáveis: invadir seu espaço pessoal e fazer contato visual com eles, ambas as quais os cães percebem como ameaçadoras.

“Lendo a linguagem corporal dos cães, muitos deles já estão um pouco nervosos com a situação e não têm certeza do que está acontecendo. Eles estão no limite”, explicou a especialista.



  • Back to top