Você deveria escovar os dentes do seu gato, dizem os especialistas - Pet é pop

Você deveria escovar os dentes do seu gato, dizem os especialistas

Você deveria escovar os dentes do seu gato, dizem os especialistas
Você deveria escovar os dentes do seu gato, dizem os especialistas
Você deveria escovar os dentes do seu gato, dizem os especialistas (Foto: Erik Jan Leusink/Unsplash)

Muitos donos de cães já incorporaram o cuidado com os dentes caninos como parte da rotina de higiene, mas será que os gatos também precisam escovar os dentes?

Veja também:

+ Quer evitar várias doenças no seu animalzinho? Então cuide dos dentes dele
+ Posso incorporar salmão na dieta do meu gato ou é arriscado?
+ Tudo o que você precisa saber antes de adotar um gato

De acordo com a especialista Mikel Delgado, sim. “Assim como acontece com os humanos, escovar os dentes do seu gato pode prevenir problemas gengivais e dentários, reduzir a placa bacteriana e o tártaro e talvez até ajudar a refrescar o hálito do seu gato”, disse ela à Inverse.

Um estudo de 2011 publicado no British Journal of Nutrition descobriu que escovar os dentes era “muito eficaz” na manutenção da saúde bucal, mas os donos tinham que escovar os dentes do gato diariamente para ver o efeito desejado.

Como escovar os dentes do gato?

Depois de consultar seu veterinário, você decidiu assumir a tarefa de escovar os dentes do seu gato. Por onde você deve começar?

Primeiro, você precisará adquirir produtos odontológicos felinos recomendados por veterinários. Você também vai querer comprar uma escova de dentes especial para animais de estimação, projetada para cães e gatos. Se você precisar de uma escova de dentes em apuros, Delgado sugere o uso de uma escova de cerdas infantis de cerdas macias, já que você pode encontrar uma na farmácia local.

Mas há uma coisa que você nunca deve fazer ao escovar os dentes do seu gato: use pasta de dente humana. Em vez disso, procure um creme dental enzimático adequado para animais de estimação. Com os suprimentos certos adquiridos, você precisa escovar os dentes do seu gato. Delgado estabeleceu um processo de quatro etapas:

  • Comece devagar, deixando seu gato lamber a pasta de dente de seu dedo.
  • Gradualmente, aproxime-se do seu gato, permitindo que você se aproxime do rosto e toque sua boca.
  • Empurre para trás o lábio do gato para expor seus dentes e gengivas.
  • Trabalhe até apenas uma ou duas pinceladas em cada quadrante [da boca].

Uma coisa a ter em mente: escovar os dentes do seu gato não é como escovar os seus. Algumas pinceladas suaves em cada quadrante da boca – superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo, inferior direito – farão os dentes do seu gato ficarem limpos e brilhantes. Delgado diz que é em parte porque as enzimas na pasta de dente ajudam a reduzir a quantidade de placa bacteriana e tártaro.

Especialistas sugerem oferecer guloseimas ao seu gato depois da escovação. Os cientistas já demonstraram que o uso do treinamento de reforço positivo, que treina seu gato por meio de recompensas, é bem-sucedido em ensinar aos gatos novas tarefas e melhora o vínculo animal-humano.

Quais são as doenças dentárias mais comuns em gatos?

Como os humanos, os gatos são propensos a uma série de problemas dentários, como o acúmulo de placa bacteriana. Se não forem tratados, esses problemas podem causar doenças dentárias como:

  • Gengivite (inflamação das gengivas);
  • Doença periodontal (um estágio mais avançado de gengivite);
  • Reabsorção da raiz do dente.

Certos sinais podem indicar problemas dentários em gatos. Esses sintomas incluem:

  • Halitose (mau hálito);
  • Sangue na saliva;
  • Cabeça tremendo;
  • Mandíbula tremendo;
  • Gato esfregando a patinha na boca.

O mau hálito é especialmente preocupante, de acordo com Delgado. Se o hálito do seu gato cheirar estranhamente forte, isso pode significar que ele tem um problema que vai além de escovar os dentes.

Na dúvida, leve seu gato ao veterinário. Eles podem responder a perguntas sobre a rotina de higiene dental do seu animal de estimação, incluindo se escovar os dentes é apropriada para o seu gato, ou podem encaminhá-lo a um especialista em odontologia veterinária se o seu felino tiver necessidades específicas.

  • Back to top