Vídeo: passarinho ‘rouba’ pelos de cães, gatos e humanos para montar seu ninho - Pet é pop

Vídeo: passarinho ‘rouba’ pelos de cães, gatos e humanos para montar seu ninho

Vídeo: passarinho ‘rouba’ pelos de cães, gatos e humanos para montar seu ninho
Vídeo: passarinho ‘rouba’ pelos de cães, gatos e humanos para montar seu ninho
Vídeo: passarinho ‘rouba’ pelos de cães, gatos e humanos para montar seu ninho (Foto: Reprodução/YouTube)

Uma espécie de passarinhos astutos são conhecidos por roubarem pelo de predadores desavisados. Cientistas filmaram chapins arrancando pelos de gatos, cães e até humanos para preencher seus ninhos.

Veja também:

+ Saiba o que fazer se a urina do seu cão estiver arruinando o quintal de casa
+ Vídeo: gato e cachorro vizinhos são os melhores amigos do bairro
+ As 10 melhores raças de cães para pessoas que sofrem de ansiedade

O comportamento foi detectado por acaso quando um ecologista estava realizando uma contagem de pássaros em Illinois. “O chapim que vi arrancava cabelo de um animal vivo”, disse Jeffrey Brawn, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

“Isso era de um guaxinim vivo com garras e dentes. E o guaxinim não pareceu se importar porque nem acordou”, acrescentou. Veja o vídeo:

Brawn ficou tão intrigado que saiu em busca de uma explicação.

Ele e vários colegas descobriram que o roubo de pelos não foi muito mencionado na literatura científica, mas os vídeos do YouTube enviados por entusiastas de pássaros sugeriam que o que ele tinha visto não era um comportamento isolado.

Nesses clipes, chapins foram vistos arrancando pelos de cães e gatos de estimação, e até de um porco-espinho. Os pesquisadores chamaram o comportamento de kleptotrichy, que significa “roubo” e “cabelo” em grego.

No entanto, há muitas evidências que sugerem que roubar não é o principal método de obtenção de cabelo do chapim, com filmagens também mostrando os pássaros retirando pelos de animais soltos do solo. Isso levanta a questão de por que roubar tanto pelo.

“Há uma espécie local chamada de grande flycatcher, que, como o chapim, é um aninhador de cavidades, que na verdade coloca peles de cobra em seu ninho, possivelmente para deter predadores”, acredita Brawn.

Tentilhões na África também exibem um comportamento semelhante, usando as fezes de um predador como um impedimento.

Alguns pássaros revestem seus ninhos com materiais vegetais que ajudam a repelir parasitas e os impedem de matar filhotes minúsculos, o que os pesquisadores acreditam que pode ser outra razão pela qual os chapins usam pelos de animais.

No entanto, não está claro se a pele dos mamíferos tem propriedades semelhantes. A pesquisa sobre o assunto foi publicada na revista Ecology.

  • Back to top