Veterinários ensinam como estimar a idade de um gato - Pet é pop

Veterinários ensinam como estimar a idade de um gato

Veterinários ensinam como estimar a idade de um gato
Veterinários ensinam como estimar a idade de um gato
Veterinários ensinam como estimar a idade de um gato (Foto: Nathan Fertig/Unsplash)

Estimar a idade de um gato nem sempre é uma questão simples. Apesar de ser mais fácil definir a idade de um filhote ou gatinho jovem, os gatos adultos podem ser mais desafiadores.

Veja também:

+ Vídeo: cão leal conduz dono cadeirante pelas ruas da cidade
+ Aprenda a diagnosticar leishmaniose em pets e saiba o que fazer
+ Vídeo fofo: esses dois gatinhos dormindo abraçados vão melhorar o seu dia

Ao adotar um gatinho, é importante estimar com precisão a idade do felino. No entanto, a idade do seu gatinho terá um papel importante na dieta, calendário de vacinas, janela de tempo ideal para a castração e quais comportamentos você deve esperar do seu gatinho.

Existem duas maneiras básicas de estimar a idade de um gatinho: desenvolvimento dentário e peso. O desenvolvimento dentário em gatinhos tende a seguir um padrão específico. Em geral, os marcos dentários em gatinhos incluem:

  • 3 semanas de idade: Os dentes de leite começam a nascer, começando pelos incisivos (dentes pequenos na frente da boca). Uma vez que os incisivos estejam totalmente inseridos, as presas e os pré-molares entrarão.
  • 6 semanas de idade: Todos os dentes de leite já nasceram.
  • 10 a 12 semanas de idade: Os dentes começam a cair e são substituídos por dentes permanentes maiores.
  • 5 meses: Todos os dentes de leite foram perdidos e o gatinho já está com a boca cheia de dentes adultos.

Embora esses tempos não sejam definitivos e possam ocorrer variações, o desenvolvimento dentário pode ser uma maneira útil de estimar a idade de um gatinho.

O peso de um gatinho também pode servir como um indicador de idade útil. Até atingirem cinco meses de idade, a maioria dos gatinhos ganha aproximadamente meio quilo por mês.

Portanto, um gatinho de um quilo provavelmente tem um mês de idade, um gatinho de três quilos tem aproximadamente três meses e assim por diante.

Para uma estimativa mais precisa da idade do seu gatinho, avalie os dentes e o peso corporal do seu gatinho. Esperançosamente, os dois métodos irão te dar uma boa estimativa. Se você receber estimativas diferentes, você pode calcular a média dos dois números para uma estimativa razoável da idade do seu gatinho.

Estimando a idade de um gato adulto

Estimar a idade de um gato adulto é mais desafiador, porque os gatos adultos não seguem mais etapas de desenvolvimento claramente definidas como os filhotes.

Uma maneira de estimar a idade de um gato adulto é observando os dentes. Em geral, dentes limpos indicam um adulto jovem, enquanto o desenvolvimento de tártaro pesado sugere que um gato é mais velho.

No entanto, diferenças na genética e na dieta podem tornar esse método não confiável. Seu veterinário também pode realizar um exame oftalmológico completo, procurando alterações de envelhecimento na lente do olho.

Embora determinar uma idade exata em um gato adulto possa ser um desafio, um veterinário geralmente pode ajudá-lo a diminuir a idade do seu gato para um intervalo de vários anos. Mesmo uma aproximação é benéfica, porque os gatos idosos diferem em suas necessidades alimentares e de treinamento dos gatos mais jovens.

Se o seu veterinário determinar que seu gato é um gato geriátrico, por exemplo, você pode focar sua atenção em como treinar um gato mais velho a usar a caixa de areia e o que você deve alimentar seu gato mais velho para que ele obtenha todos os nutrientes necessários.

Você pode dizer a idade de um gato em anos humanos?

Depois de determinar a idade do seu gato, você pode converter essa idade em anos humanos.

  • Gato de 1 ano: 15 anos humanos, ou um adolescente;
  • Gato de 2 anos: 24 anos humanos, ou um adulto jovem;
  • Gato de 3 anos: 28 anos humanos;
  • Gato de 4 anos: 32 anos humanos.

Enquanto os primeiros dois anos de vida de um gato equivalem a 24 anos humanos, o desenvolvimento felino diminui após os dois anos de idade. A partir de então, um ano de vida felina equivale a quatro anos humanos.

Por exemplo, um gato de 10 anos tem aproximadamente 56 anos em anos humanos. (Adicione 24 anos humanos para os primeiros dois anos, mais quatro anos humanos para oito anos adicionais: 24 + 32 = 56 anos humanos).

Embora a conversão da idade do seu gato em anos humanos não seja essencial, pode ser uma maneira útil de pensar no estágio de vida do seu gato. Essa conversão pode ajudá-lo a determinar se o seu gato é equivalente a uma criança, um adolescente, um adulto ou um idoso, ajudando você a entender melhor sua personalidade e suas necessidades.



  • Back to top