Veterinários alertam: lírios podem matar o seu gato - Pet é pop

Veterinários alertam: lírios podem matar o seu gato

Veterinários alertam: lírios podem matar o seu gato
Veterinários alertam: lírios podem matar o seu gato
Veterinários alertam: lírios podem matar o seu gato (Foto: Jacqueline Schmid/Pixabay)

Os lírios são especialmente populares durante a época de Páscoa. Mas, veterinários alertam: as flores são extremamente tóxicas para os gatos.

Veja também:

Eles são tão venenosos para o animal que podem até sofrer de insuficiência renal fatal apenas por comer uma única pétala. Qualquer coisa, até tomar um gole da água do vaso pode deixar seu gato muito doente e até levar à insuficiência renal 18 horas após a ingestão.

Algumas coisas a serem observadas se o gato pegar um lírio, eles podem ficar letárgicos ou começar a vomitar e precisam ser examinados por um veterinário imediatamente. Em quase todos os casos, isso pode fazer com que a saúde do gato se deteriore rapidamente.

“Mesmo uma pequena mordida na planta pode causar insuficiência renal no gato e até mesmo fazer com que o gato morra devido à toxicidade”, disse Brandi Damewood, da Sociedade Humanitária do Condado de Jefferson, ao WTOV 9.

“A melhor coisa a fazer é não trazer lírios para sua casa. Mas, se você já os tem em sua casa, mantenha-os longe dos gatos”, sugeriu ela.

  • Back to top