Verão: redobre os cuidados para manter seu pet livre de pulgas - Pet é pop

Verão: redobre os cuidados para manter seu pet livre de pulgas

Verão: redobre os cuidados para manter seu pet livre de pulgas
Verão: redobre os cuidados para manter seu pet livre de pulgas
Verão: redobre os cuidados para manter seu pet livre de pulgas (Foto: Divulgação)

O verão é um período que demanda maior atenção com os pets. Além do cuidado com os dias mais quentes, como hidratação e proteção das patinhas durante os passeios, os pais e mães devem se atentar a possível presença de pulgas, que se tornam mais presentes durante a estação.

Veja também:

+ Pulgas e carrapatos também atacam gatos; saiba como proteger o seu
+ Novo tablete mastigável elimina pulgas, carrapatos, sarna e, melhor, os cães acham uma delícia
+ Coleira antipulgas seria responsável pela morte de 1.700 pets, diz agência

A Médica Veterinária e Coordenadora de Conteúdo da Petlove, Jade Petronilho, explica que o clima quente, juntamente com a umidade gerada pelas chuvas típicas da estação tendem a aumentar a proliferação não só das pulgas, mas também de carrapatos, vermes e outros pequenos parasitas. “Além de doenças, esses animais causam muita coceira e, possivelmente, problemas de pele, além de outras complicações”, explica Jade.

Onde esse parasita pode estar?

Se já são famosas por se multiplicarem rapidamente, no verão, a velocidade é ainda maior. Casas que possuem carpetes, jardim, tacos e tapetes que dificilmente são higienizados contribuem ainda mais para a proliferação. Portanto, é preciso redobrar a atenção à higiene do ambiente e investir nos produtos necessários para acabar com esses parasitas.

Mesmo que o cachorro ou gato não tenha o hábito de sair, o humano pode levar o parasita para dentro de casa. “Podem ser vários cenários de contaminação, como uma interação com um cachorro na rua ou um gato que passeia perto da sua casa”, avalia a médica veterinária.

Prevenção efetiva

Para evitar o sofrimento do pet durante época de pulgas e carrapatos, deve-se procurar um médico veterinário e na maior parte dos casos, utilizar um antipulgas oral e um spray para o ambiente.

“Produtos tópicos também podem ser utilizados, mas jamais use produtos de ambiente no pet ou vice-versa. Algumas alternativas para a desparasitação de ambientes podem ser tóxicas para pets e humanos se não utilizados corretamente, então, antes de sair por aí medicando o seu cachorro ou gato e passando qualquer produto em sua casa, consulte um médico veterinário de sua confiança”, alerta Jade.

Além dos produtos que vão eliminar as pulgas, é necessário que sejam verificados lugares na casa em que as pulgas podem ter colocado seus ovos. Também é recomendado lavar tapetes e lençóis para eliminar os ovos que podem ter sido colocados ali.

Confira alguns antipulgas

Antipulgas e Carrapatos MSD Bravecto para Cães de 4,5 a 10 Kg

Bravecto conta com uma ação poderosa e rápida, eliminando os parasitas em até 24h e mantendo os cachorros protegidos por até três meses! Fácil de administrar, ele é um comprimido mastigável.

Antipulgas e Carrapatos NexGard 136 mg para Cães de 25,1 a 50 Kg

NexGard é vendido em embalagens com um ou três tabletes sabor carne. Esta versão é indicada para os cachorros de porte grande ou gigante com até 50Kg, mas há opções para cães de todos os portes! Segundo a fabricante, o antipulgas atinge 100% de eficácia em apenas oito horas após a ingestão.

Coleira Antipulgas Ourofino Leevre Branca

O antipulgas Leevre é uma coleira que protege contra carrapatos, pulgas e inclusive o mosquito transmissor da leishmaniose. O efeito é prolongado e com apenas uma coleira você pode passar o verão todo mais tranquilo.

Antipulgas Zoetis Simparic 10 mg para Cães 2,6 a 5 Kg

Outra opção de comprimido mastigável, o Simparic é vendido na embalagem com um ou três comprimidos. Cada um oferece até 35 dias de proteção contra parasitas e até três tipos de sarnas: sarcópticas, demodécica e otodécica.

Advocate para Gatos até 4 Kg (0,4 mL) – Antipulgas Bayer

Indicado para gatos com até 4Kg, este produto também é vendido em duas versões: com uma ou três bisnagas, além de também apresentar versões para cachorros. Quanto mais você compra, mais desconto tem! Aplicado diretamente na pele do animal, o antipulgas têm ação imediata e cada dose representa um mês de proteção.

Antipulgas e Carrapatos Virbac Effipro Spray para Cães e Gatos

Outra opção é o Effipro, que é um dos poucos produtos do mercado que pode ser aplicado em filhotes a partir de 2 dias de vida. Aplique Effipro em toda pelagem do cachorro ou do gato, na direção contrária do crescimento dos pelos. A eficácia é de até duas semanas contra carrapatos e até um mês contra pulgas. Você também pode encontrar este antipulgas na versão transdermal, isto é, caixinhas com uma pipeta.

Antipulgas e Carrapatos Frontline Plus para Cães de 1 a 10 Kg

Frontline ajuda com infestações, mas pode e deve ser usada para prevenir o ataque de parasitas também. Lembre-se que as versões dos antipulgas variam de acordo com o peso do seu cachorro.

Antipulgas e Carrapatos Elanco Credeli Para Cães de 2,5 a 5,5 Kg

Credeli conta com três comprimidos e é indicado para cachorros de porte pequeno de até 5,5Kg. Uma caixinha do produto (com três comprimidos) é suficiente para proteger o seu pet por três meses.

Antipulgas Ceva Vectra para Gatos até 10 Kg

Com uma pipeta que facilita a aplicação, Ceva conta com uma secagem rápida e precisa de poucos minutos para já começar a proteger ou eliminar os parasitas. Indicado para gatos de até 10Kg, este antipulgas e anticarrapatos não deixa cheiro no pet ou no ambiente. Há opção com uma ou três pipetas, além de opções para todos os portes de cachorros.



  • Back to top