Veja a maneira correta de cumprimentar um cão que você ainda não conhece - Pet é pop

Veja a maneira correta de cumprimentar um cão que você ainda não conhece

Veja a maneira correta de cumprimentar um cão que você ainda não conhece
Veja a maneira correta de cumprimentar um cão que você ainda não conhece
Veja a maneira correta de cumprimentar um cão que você ainda não conhece (Foto: Chewy/Unsplash)

Assim como para pessoas, existem algumas etiquetas de comportamento básicas que você deve saber ao cumprimentar um cão que você não conhece. Confira!

Veja também:

A maioria das pessoas pensa que cumprimentar um cão não requer os cuidados que você teria ao encontrar outro ser humano pela primeira vez. No entanto, embora na maioria das vezes podem ser bem intencionadas, as pessoas tendem a se aproximar demais, como tocar, abraçar e beijar o cão que pode, de fato, ver isso como uma ameaça.

Por isso, é importante que as pessoas vejam os cães como seres socialmente apropriados e os cumprimentem como normalmente se cumprimenta uma pessoa desconhecida: sem abordagem direta, sem contato visual direto e, certamente, sem gritar, abraçar ou mostrar os dentes.

Do ponto de vista humano, pode parecer gratificante conversar, olhar e tocar em cães, portanto, é normal presumir que o cão também achará isso recompensador, embora muitos cães (e pessoas também) realmente não gostem de ser tocadas por estranhos.

Portanto, cumprimentar um cão requer um pouco de observação, compreensão e moderação. É importante também que, se você tiver filhos ou crianças pequenas em casa, ensiná-los a ter o mesmo tipo de etiqueta ao encontrar um cão pela primeira vez.

Confira algumas etapas para cumprimentar adequadamente um cão desconhecido:
  • Pergunte ao dono se você pode se aproximar, em seguida, pergunte ao cachorro. Faça isso se orientando na direção dele (como os cães fazem uns com os outros) e mantenha as mãos fechadas.
  • Se ele se aproximar de você balançando o rabo, tocando-o suavemente e parecer interessado em se envolver com você, a resposta é sim. Já se o cão parece indiferente, se afasta de você, se movo para trás de seu dono, parece tenso, late ou rosna, o cão está lhe dizendo não.
  • Mesmo que o dono diga sim e tente fazer com que o cão se envolva com você, se o cão disser não, respeite sua vontade e pare de interagir com ele.
  • Caso a resposta do cão seja sim, saiba que tem algumas partes que não gostam de ser tocados, com o topo da cabeça, que é considerado um ponto cego. Em vez disso, coçar sob o queixo ou no peito, ou acariciar lentamente ao lado das costas pode ser mais agradável.
  • Depois de alguns segundos, pare e continue apenas se o cão estiver pedindo mais.

Um pouco de educação pode ajudar muito e criar um mundo onde os cães sejam mais bem compreendidos. Portanto, para ser um verdadeiro amigo dos cães, em vez de apenas um amante dos cães, aprenda como cumprimentar adequadamente um cão que você não conhece e mostre a eles que o mundo está cheio de humanos compreensivos.

  • Back to top