Veja 6 maneiras como cães ajudam pessoas com depressão ou ansiedade - Pet é pop

Veja 6 maneiras como cães ajudam pessoas com depressão ou ansiedade

Veja 6 maneiras como cães ajudam pessoas com depressão ou ansiedade
Veja 6 maneiras como cães ajudam pessoas com depressão ou ansiedade
Veja 6 maneiras como cães ajudam pessoas com depressão ou ansiedade (Foto: Sven Lachmann/Pixabay)

Os cães são famosos por fazer as pessoas sorrirem. Mas, muitas pessoas não sabem que eles podem ser o remédio ideal para pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade.

Veja também:

Antes de tudo, se você acha que pode estar com depressão ou ansiedade, consulte um médico para discutir terapia, tratamento e outras opções. Se você gosta de animais, seu médico pode concordar que um cachorro pode ajudar em sua situação.

De acordo com uma pesquisa do Human-Animal Bond Research Institute, 74% dos donos de animais de estimação citaram uma melhora na saúde mental depois de colocar um animal em suas casas. Independentemente da sua condição, os cães podem alegrar o humor de quase qualquer pessoa.

Aqui estão apenas alguns dos efeitos de aumento de humor que um cão pode ter em sua vida:

Amor incondicional

Uma das melhores partes de nosso relacionamento com os cães é seu amor incondicional. Não temos que nos filtrar com cães da mesma forma que fazemos com outros humanos, pois eles nos amam e nos aceitam como somos.

Embora os cães sejam criaturas brilhantes, eles têm emoções simples que muitas vezes rotulamos como “puras”. A pior astúcia com que você precisa se preocupar com um cachorro é um desejo potencial de pegar um pedaço tentador de comida do balcão.

Isso significa que podemos expor nossas inseguranças, nossas mágoas e nossas frustrações aos cães, e não apenas eles ainda nos amarão, mas ajudarão a dissipar esses sentimentos. É uma equação simples com cães: trate-os bem, dê-lhes comida, abrigo e afeto, e eles vão retribuir no amor mil vezes mais.

Interrompendo os maus sentimentos

Falando em como os cães são inteligentes, eles também são maravilhosos em captar emoções. Por exemplo, os cães podem ser treinados para interromper o início de uma convulsão ou de um ataque de pânico. Mas mesmo sem treinamento, eles parecem saber quando são necessários.

Está cientificamente comprovado que a interação com cães melhora a saúde. Estudos mostram que os cães podem reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca dos humanos, enquanto aumentam a serotonina e a dopamina, substâncias químicas no cérebro que nos ajudam a nos sentir bem. Abraços e toques com entes queridos, peludos ou não, produzem ocitocina e reduzem o cortisol.

Viver o momento

Pode ser difícil viver o momento hoje em dia, com a tecnologia e a comunicação na ponta dos dedos. Quando nossas mentes correm com preocupações ou estresse multitarefa, isso pode causar ansiedade.

Por outro lado, é realmente lindo ver um cachorro curtir uma tarde ensolarada na grama. Eles não estão preocupados com a chegada de um grande relatório no trabalho ou se incomodaram alguém na semana passada. Eles estão apenas curtindo imagens, cheiros, sons e sentimentos do momento.

Os cães vivem no “agora”, sem se preocupar com complicados “e se” ou erros do passado, e seu zen concentrado é contagiante. Esse tipo de atenção é inspirador e algo que nós, humanos, definitivamente podemos aprender com nossos cães.

Salvar uma vida é maravilhoso

Se você já lutou para encontrar um propósito ou significado em sua vida, pode se tornar um super-herói instantâneo salvando uma vida ao adotar um cão de abrigo. Na verdade, você salva duas vidas: o cachorro que você traz para casa e o cachorro para o qual abre espaço naquele abrigo.

Nada poderia superar a sensação de salvar uma vida, e os animais adotados sempre mostrarão sua gratidão. “Meu cão de resgate me salvou”, dizem muitos donos orgulhosos de animais de estimação em conversas, em postagens de mídia social e em adesivos de para-choque.

Cuidando de outro alguém

Para acompanhar esse senso de propósito, demonstrou-se que os animais de estimação dão às pessoas, mesmo em crises profundas de depressão, um senso de rotina, responsabilidade e importância. De acordo com pesquisas, esses sentimentos melhoram a saúde mental.

Para alguém que está lutando para sair da cama, ajuda ter olhos de cachorrinho olhando para você suplicantes, encorajando-o a fazer algo por eles.

Isso tira o foco dos próprios sentimentos de baixa autoestima e remove o que pode se tornar uma questão de fazer as coisas por si mesmo, sabendo que você pode fornecer alívio instantâneo e felicidade para outra criatura que depende de você.

Cães ajudam as pessoas a se socializarem

Os cães ajudam pessoas de todas as idades a se socializar. É fácil iniciar uma conversa elogiando o cachorro de alguém ou fazendo perguntas sobre ele. Muitos cães também não sentem a mesma intimidação de nos aproximarmos de alguém novo que nós.

Interagir com um cachorro também alivia a sensação de solidão da pessoa. Mesmo que os cães não falem a mesma língua que nós, eles falam a linguagem universal do amor e da companhia.

Os cães também podem nos ajudar a praticar nossas habilidades sociais, mesmo que não saibamos que eles estão fazendo isso. Saber fazer pedidos aos outros, saber como confortar alguém e fazer observações sobre o mundo são tudo o que os cães podem e geralmente nos ajudam.

  • Back to top