Tudo o que você precisa saber sobre o sono do seu gato - Pet é pop

Tudo o que você precisa saber sobre o sono do seu gato

Tudo o que você precisa saber sobre o sono do seu gato
Tudo o que você precisa saber sobre o sono do seu gato
Tudo o que você precisa saber sobre o sono do seu gato (Foto: Kate Stone Matheson/Unsplash)

Se você compartilha sua casa com um ou mais gatos, há uma boa chance de que eles estejam dormindo agora. De acordo com especialistas, os gatos podem passar até 50% do dia dormindo, e ainda mais à medida que envelhecem.

Veja também:

+ Vídeo: cão balança caminha, faz bebê pegar no sono e encanta a internet
+ Conheça Sir Willie, o cão que ama andar de bike nas costas do dono, que é ciclista profissional
+ Vídeo fofo: cão vira babá de filhotes de gata, a pedido dela

Mas os gatos não dormem apenas mais do que nós, eles seguem um cronograma completamente diferente. Saiba tudo sobre o sono dos felinos abaixo!

Criaturas noturnas

Os humanos são diurnos, ou seja, passamos o dia acordados e dormimos à noite, enquanto os gatos são crepusculares. Os animais crepusculares são mais ativos no final da noite e no início da manhã e tendem a dormir durante o dia e no início da noite.

Isso explica por que alguns gatos decidem que é hora de brincar quando os humanos estão tentando ir para a cama. Parece que os gatos podem dormir em qualquer lugar, a qualquer hora, mas há passos que você pode tomar para ajudar seus amigos felinos a aproveitar ao máximo o sono.

Gatos gostam de privacidade, explicou a comportamentalista de gatos Jennifer Van de Kieft ao site Sleepopolis. Pontos altos como armários, poleiros e prateleiras permitem que eles durmam sem serem incomodados. Ela recomenda descobrir onde seu gato gosta de dormir e melhorar as áreas com roupas de cama macias.

Rotinas definidas

O horário de alimentação e a atividade também são fatores importantes. Na natureza, um gato típico captura cerca de 10 ratos por dia, com períodos de descanso entre as caçadas. Alimentar seu gato com refeições menores e mais frequentes recria essa programação natural.

É importante que os gatos se mantenham ativos enquanto brincam. Brinquedos que imitam a caça, como varinhas de pescar com um ratinho de pano na ponta, oferecem aos gatos o melhor exercício. Para filhotes e gatos que tem muita energia, ela recomenda brinquedos eletrônicos para realmente cansá-los.

Mas, uma vez que eles estão dormindo, não incomode-os. “Não perturbe seu gato quando ele estiver dormindo, não importa o quão irresistivelmente fofo ele pareça”, disse a especialista. “Você não gosta de ser acordado do sono, nem seu gato.”

Todos os gatos são orientados para a rotina e alguns são mais sensíveis a interrupções do que outros. A mudança pode afetar os padrões de sono do seu gato até que ele se acostume.

Se sua agenda muda com frequência, a comportamentalista sugere manter seu gato em uma alimentação regular e horários de brincadeiras com a maior definição e previsibilidade possível.

Sinais de aviso

Se o seu gato está dormindo mais do que o normal, pode ser tédio ou falta de atividade, mas também pode indicar dor ou um problema médico. Van de Kieft recomenda uma visita ao veterinário para uma avaliação especializada.



  • Back to top