Tudo o que você precisa saber sobre o hábito de arranhar dos gatos - Pet é pop

Tudo o que você precisa saber sobre o hábito de arranhar dos gatos

Tudo o que você precisa saber sobre o hábito de arranhar dos gatos
Tudo o que você precisa saber sobre o hábito de arranhar dos gatos
Tudo o que você precisa saber sobre o hábito de arranhar dos gatos (Foto: Daniel Zopf/Unsplash)

Os gatos gostam de arranhar por diversos motivos. Este hábito instintivo, com o intuito de marcar seu território, também ajuda a afiar as garras e exercitar os músculos. Saiba tudo sobre este comportamento felino!

Veja também:

De acordo com a especialista Diana Stoll, as glândulas nas patas de um gato liberam seu cheiro quando eles arranham uma superfície. Além disso, a marca de suas garras também é um sinal revelador que eles passaram por ali e que aquele é território deles.

Afiar as garras também é outro motivo para os gatos quererem arranhar alguma superfície. “Assim como eles limpam o pelo para manter o pelo limpo, coçar remove a camada externa de uma garra, deixando uma nova e saudável por baixo”, disse ela ao site Daily Herald.

Além disso, o hábito também é uma forma de exercício e ajuda a alongar os músculos. “Os gatos podem arranhar após uma soneca para se alongar ou para se arrastar ao longo de uma superfície para fazer exercícios”, explicou Diana.

E quando o alvo dos arranhões são os móveis?

Quando os arranhões ocorrem ao ar livre, geralmente não é motivo de preocupação para os donos. Mas dentro de casa, quando móveis, cortinas, telas e carpetes são alvo de arranhões, eles procuram desesperadamente por soluções.

A especialista recomenda aparar as unhas do gato regularmente, pois as unhas aparadas causam menos danos aos móveis do que as garras afiadas. “Se o seu gato é um filhote, é fácil introduzir cortes de unha como parte da rotina semanal. Mas, pode ser necessário um pouco de paciência para que os gatos mais velhos se acostumem a aparar as unhas com frequência. Se você não se sente à vontade para aparar as unhas do seu gato, o veterinário pode mostrar-lhe como ou fazer isso por você”, sugeriu ela.

A maioria dos donos de animais de estimação prefere oferecer uma superfície alternativa para seus gatos arranharem. Antes de decidir o que oferecer, observe como e onde eles arranham. Eles arranham com mais frequência vertical ou horizontalmente? Eles se esticam alto para arranhar? Eles arranham sempre que acordam?

Postes para arranhar são a alternativa mais comum. Existem diversos modelos disponíveis que oferecem oportunidades para o seu gato arranhar à vontade. Na hora de escolher um, apenas certifique-se de que a base seja pesada o suficiente para que permaneça firme quando o gato arranhar e alta o suficiente para que ela se estique.

Se o seu gato tende a arranhar horizontalmente, certifique-se de que também tenha uma área horizontal. A especialista também ressalta a importância de cada gato ter seu próprio poste de arranhar, ou seja, se você tem três gatos, deverá comprar três postes.

Como ensinar meu gato a utilizar o poste?
White, Cat, She-Cat, Beautiful, Home, Albino, Miracle
(Foto: Pixabay)

Se o seu gato já está arranhando uma superfície indesejável, coloque o novo poste próximo. Apresente-o a ele pendurando um brinquedo favorito sobre ele para que suas garras segurem o poste de arranhar acidentalmente. Ou tente esfregar um pouco de erva-dos-gatos nele. Conforme ela muda o hábito para o poste de arranhar, mova-o para longe.

Enquanto encoraja o seu gato a usar uma alternativa, faça com que a área atual de arranhões seja o mais indesejável possível. Cubra a área com plástico ou algo emborrachado, como um tapete de banho.

Por fim, Diana ressalta que um dono nunca deve punir seu gato por arranhar. “Em vez disso, apare suas garras regularmente e/ou treine-a para usar uma superfície alternativa para demonstrar seu comportamento natural de gato”, concluiu ela.

  • Back to top