Tudo o que você precisa saber sobre cuidados com as unhas do seu cão - Pet é pop

Tudo o que você precisa saber sobre cuidados com as unhas do seu cão

Tudo o que você precisa saber sobre cuidados com as unhas do seu cão
Tudo o que você precisa saber sobre cuidados com as unhas do seu cão
Tudo o que você precisa saber sobre cuidados com as unhas do seu cão (Foto: ulisesbeviglia/Pixabay)

Manter seu cão bem cuidado é mais do que aparência, é importante para a saúde dele também. Sua rotina de limpeza deve definitivamente incluir cortar as unhas regularmente.

Veja também:

Saiba como acalmar um cão que tem medo de cortar as unhas
Veja como preparar a sua casa para receber um novo gatinho
Como saber se o seu cão precisa de suplementos alimentares

As unhas compridas não só parecem feias, mas também podem causar desconforto para o seu querido canino. Aplicar pressão na parte errada do pé pode dificultar o andar. Unhas compridas também têm tendência a rachar e quebrar, o que pode causar infecções.

Mas como saber quando cortar as unhas do seu cachorro? E quão fácil é fazer você mesmo? Algo que você pode fazer facilmente em casa, aqui está tudo o que você precisa saber antes de tentar aparar as unhas do seu cão.

Com que frequência devo cortar as unhas do meu cachorro?

Tudo depende da raça do seu cão, mas você deve tentar cortá-los pelo menos algumas vezes por mês. Tente fazer isso parte da sua rotina, é importante que o seu cão esteja acostumado a fazer isso desde pequeno.

Suas garras são frequentemente desgastadas naturalmente quando eles caminham sobre superfícies duras, especialmente se eles são bastante ativos. Cães menos ativos podem precisar de cuidados com a pele com mais frequência.

Um sinal revelador de que eles precisam de um corte é quando você pode ouvir suas garras clicando no chão duro enquanto caminham. Se tiverem o comprimento recomendado, não devem tocar o chão.

Como preparar seu cão

Pode parecer um procedimento simples, mas a parte difícil é fazê-los ficar parados. No entanto, existem maneiras de começar a preparar seu cão para cortar as unhas desde o início. Acostumá-los a ter suas patas manuseadas desde pequenos tornará o processo muito mais fácil para você e menos estressante para seu cão.

É importante deixar seu cão confortável com o processo, pois isso é algo que você precisará fazer regularmente. Também pode ser mais fácil fazer um de cada vez se o seu cão não ficar parado para todos eles. Você sempre pode tentar novamente mais tarde.

Onde cortar

Saber exatamente onde cortar torna a tarefa muito mais fácil e pode evitar causar dor desnecessária ao seu cão. O centro da garra está o que é conhecido como ‘sabugo’, uma parte extremamente sensível que você precisa evitar, cortá-la acidentalmente pode causar sangramento.

O sabugo é mais fácil de detectar em cães com unhas claras, pois é de cor rosa. Ao aparar as garras escuras, você deve fazer isso um pouco de cada vez até ver um ponto preto no centro da garra. Se você não se sentir à vontade fazendo isso, pode lixar a unha ou ir a um tratador profissional de cães.

Faça o corte usando um cortador de unhas especializado para cães antes do rápido e paralelo ao fundo da unha. Assim que o processo estiver concluído, dê a ele algum reforço positivo, talvez até um petisco. Seu cão pensará nisso como uma experiência positiva, tornando os cortes futuros muito mais fáceis.

Dicas valiosas

Se você é novo no corte das unhas do seu cão, certifique-se de saber exatamente o que fazer e como antes de tentar. Aqui estão algumas dicas preciosas:

  • Corte as unhas em um cômodo com bastante luz ou use uma lanterna para ajudá-lo a encontrar o sabugo;
  • Apare pelo menos a cada duas semanas;
  • O corte deve ser paralelo à unha;
  • Corte um pouco de cada vez;
  • Recompense seu cão com reforço positivo.
  • Back to top