Tudo o que você precisa saber sobre a língua do seu gato - Pet é pop

Tudo o que você precisa saber sobre a língua do seu gato

Tudo o que você precisa saber sobre a língua do seu gato
Tudo o que você precisa saber sobre a língua do seu gato
Tudo o que você precisa saber sobre a língua do seu gato (Foto: Sigmund/Unsplash)

A língua de seu gato é uma parte fascinante de sua anatomia. Com uma textura de lixa úmida e áspera, elas não servem apenas para saborear a comida, mas também a beber e se limpar. Confira tudo sobre as línguas dos gatos!

Veja também:

1. Papilas

As línguas dos gatos são cobertas por papilas. Embora elas variem em comprimento, com as do centro da língua mais longas do que as das bordas, todas são cobertas por uma bainha de queratina muito forte.

A queratina é translúcida, mas também muito firme, conferindo muita resistência a essas farpas. “E, se você olhar atentamente para essas farpas, também notará que elas estão voltadas para a parte de trás da boca”, explicou o Dr. Mark Freeman, ao site Pet MD.

A orientação das papilas na língua de um gato é uma faca de dois gumes. “As línguas dos gatos são otimizadas para a caça. Quando capturam a presa, as papilas literalmente ajudam os gatos a retirar a carne dos ossos, extraindo o máximo de nutrição de sua presa e direcionando-a para o fundo da boca”, acrescentou ele.

Mas essas farpas também podem prender itens que os gatos não deveriam comer. “Se um gato está brincando com algo como um barbante ou um elástico e o coloca na boca, essas papilas o direcionam direto para o fundo da garganta”, alertou Freeman. “Isso pode levar a problemas como enrolar um pedaço de barbante na língua ou até mesmo ficar preso na garganta.”

2. Limpeza

As papilas têm outros usos além da alimentação: elas também são amplamente utilizadas para a higiene. “As papilas ajudam os gatos a retirar a sujeira e os detritos de seu pelo enquanto endireitam e arrumam tudo”, disse o Dr. Ryane E. Englar. “É um método muito eficaz de se manter limpo, o que é bom porque os gatos são muito meticulosos com sua higiene pessoal e cuidados pessoais.”

A aspereza da língua dos gatos é extremamente importante para os filhotes, especialmente quando são jovens. “Quando os filhotes nascem, eles são cegos e surdos, então o toque é um sentido muito importante. A aspereza da língua de suas mães e a intimidade do processo de preparação as ajuda a se relacionar com sua mãe antes mesmo que possam vê-la”, observou Englar.

Ele ainda acrescentou que os filhotes muito jovens precisam ser estimulados para urinar e defecar, e as papilas na língua da mãe são de grande ajuda nessa frente. “Não é um toque leve. É muito vigoroso. Isso é tão importante porque sem esse estímulo, os filhotes não fazem suas necessidades”, explicou o especialista.

3. Bebida

Os gatos também usam a língua para beber. Embora possa parecer que os gatos estão engolindo água na boca como cães, a realidade é muito mais fria. “Os gatos nunca colocam a boca na água. Em vez disso, eles colocam a língua na água e a levantam muito rapidamente. As papilas em suas línguas puxam a água da superfície, criando uma coluna em que o gato fecha a boca. Ele fará isso três ou quatro vezes até que tenha uma boa quantidade de água na boca e então ele engolirá”, disse Freeman.

4. Gosto

Embora os humanos não possam retirar a carne dos ossos ou limpar-se com a língua, os gatos e os humanos usam a língua para provar sabores. Há algum debate sobre se os gatos são capazes de provar os mesmos cinco sabores que os humanos podem (doce, salgado, amargo, azedo e umami), mas os especialistas concordam que os gatos têm suas próprias preferências, assim como as pessoas.

  • Back to top