Tudo o que você precisa saber para ter certeza de que seu cão está saudável - Pet é pop

Tudo o que você precisa saber para ter certeza de que seu cão está saudável

Tudo o que você precisa saber para ter certeza de que seu cão está saudável
Tudo o que você precisa saber para ter certeza de que seu cão está saudável
Tudo o que você precisa saber para ter certeza de que seu cão está saudável (Foto: Marliese Streefland/Unsplash)

Por mais amor e cuidado que demos aos nossos melhores amigos peludos, às vezes a saúde deles pode falhar. Mas existem muitas coisas que podemos fazer para ajudá-lo a permanecer feliz e saudável. Confira!

Veja também:

Tirando complicações que estão fora do nosso controle, como predisposição à doenças genéticas e acidentes domésticos, alguns hábitos diários podem ajudar nossos cãezinhos a ficarem felizes e saudáveis por mais tempo. Veja alguns deles:

Nutrição

A nutrição é de extrema importância para cães de todos os tamanhos, idades e raças, especialmente quando eles são filhotes. Naqueles primeiros meses de vida, os filhotes passam por uma transformação e sua dieta precisa ser adaptada de acordo.

As dietas dos filhotes são formuladas especificamente para ter as quantidades certas de todas as vitaminas e minerais de que precisam para crescer com segurança. Ao contrário dos cães adultos, os filhotes não têm a capacidade de controlar o quanto absorvem alguns nutrientes de sua comida, especialmente certos minerais como cálcio e fósforo.

Você sabia que os ossos dos cachorros se desenvolvem para ser quatro vezes mais fortes que o concreto? Uma ingestão sólida de cálcio é importante, no entanto, cálcio em excesso pode resultar em anormalidades como ossos curvos.

Para cães mais velhos, mais e mais tendências alimentares baseadas em humanos estão chegando ao corredor de animais do supermercado local. No entanto, os especialistas aconselham não pular direto para os moldes da moda para seus animais de estimação sem consultar seu veterinário para garantir que é seguro e adequado para seu animal.

Peso

O controle de peso é um grande problema para os cães conforme eles se movem pela vida, com pesquisas mostrando que mais de 50% dos animais de estimação australianos são considerados acima do peso.

Assim como precisamos de nutrição adequada para nos dar energia e abastecer nossos corpos, o mesmo acontece com nossos animais de estimação. Se não for tratada, a obesidade pode levar a outras complicações graves de saúde, como diabetes e doenças nas articulações.

Se você está preocupado com o peso do seu cão, sua primeira parada deve ser o consultório do veterinário, onde eles podem calcular o Índice de Condição Corporal do seu animal. Seu veterinário pode avaliar se há algum problema de saúde subjacente que possa estar contribuindo para o excesso de peso.

A partir daí, o veterinário avaliará a dieta atual do seu cão e ajustará quando necessário. (Importante: apenas reduzir a porção atual de comida do seu animal de estimação pode levar a uma dieta desequilibrada, é por isso que deixamos essas questões para os profissionais).

Exercício

Para uma vida saudável, todos os cães precisam de exercícios diários. Como regra geral, os cães precisam se levantar e se mover entre 30 minutos e duas horas por dia. Raças maiores, como Golden retrievers, Border collies e pastores, precisarão de mais exercícios, pois precisam mover um corpo tão grande. Enquanto raças menores, incluindo cães de raças toy e terriers, não requerem tanta atividade aeróbica.

A maioria dos cães não se exercita, mesmo que tenha espaço. Cabe a você garantir que seu animal de estimação está atingindo sua meta diária. Quando são filhotes, oportunidades de exercícios de baixo impacto, como natação, podem ajudar a equilibrar suas necessidades de atividade física, enquanto limitam qualquer pressão potencialmente prejudicial sobre o desenvolvimento de suas articulações e ossos.

A falta de exercício pode levar ao ganho de peso, problemas de articulação e problemas comportamentais, como latir, cavar e hiperatividade. 

Sono

Independentemente da idade, nossos cães de estimação precisam de muito sono para ajudá-los a passar o dia. Na natureza, os caninos passam os dias cochilando e nossos cachorros domesticados são praticamente os mesmos.

No estágio de filhote, os cães precisam de 15 a 20 horas de sono por dia. Isso ajuda o sistema nervoso central, o sistema imunológico e os músculos a se desenvolverem adequadamente. Mas fique tranquilo, quando eles acordarem, você saberá disso.

O cão adulto médio dorme de 12 a 14 horas por dia. Se seu cão está dormindo mais do que isso e parece desconectado ou letárgico, é hora de visitar o veterinário para um check-up.

Seu cachorro é um pouco mais velho? Os cães idosos precisam de mais sono do que os cães adultos, pois demoram mais para se recuperar do esforço físico. No entanto, se o seu cão idoso dormir mais do que o normal e tiver mais dificuldade para ficar em pé e andar do que o normal, isso pode ser um sinal de desenvolvimento de artrite.

  • Back to top