Tudo o que você precisa saber para socializar um filhote de cachorro - Pet é pop

  • Tudo o que você precisa saber para socializar um filhote de cachorro

    -->



    A socialização dos filhotes de cachorro é mais do que apenas uma maneira divertida de mostrar seu novo amiguinho ao mundo. Ajudar seu filhote a ter uma variedade de experiências positivas no mundo real garante que ele tenha as ferramentas comportamentais para se adaptar alegremente a qualquer situação que a vida apresentar para ele.

    Filhotes bem socializados se tornam cães confiantes e felizes, capazes de se adaptar a diferentes ambientes sociais. Além do treinamento para ensinar os locais certos de xixi e cocô, a socialização pode ser a coisa mais importante que você e seu novo filhote fazem juntos!

    Fotos Pixabay
    Antes das vacinas?

    Como as primeiras vacinas de um filhote acontecem ao longo das semanas iniciais de vida, os veterinários costumavam alertar os donos para manter seus animalzinhos em casa até que sua série estivesse completa para evitar a exposição acidental a doenças infecciosas.

    Infelizmente, esse período de isolamento também coincide com um estágio crítico de desenvolvimento do filhote, pois ele está mais aberto a novas experiências por volta das 16 semanas de idade.

    A Sociedade Veterinária Americana de Comportamento Animal (AVSAB) revisou sua posição sobre a socialização há mais de 10 anos, para refletir o fato de que filhotes correm mais risco de problemas comportamentais no futuro do que doenças infecciosas durante a fase de filhote.

    A Associação Americana de Medicina Veterinária (AVMA) observa que as questões comportamentais, não as doenças infecciosas, são a causa número um de abandono de abrigos e causa de morte para cães com menos de 3 anos de idade.

    A declaração AVMA revisada afirma que os filhotes devem ter uma variedade de experiências positivas de socialização antes que a série de vacinação esteja completa, a fim de desenvolver mecanismos importantes de enfrentamento.

    Afirma também que os filhotes podem iniciar as aulas de socialização entre 7 e 8 semanas de idade. Isso depois de receber um mínimo de um conjunto de vacinas pelo menos sete dias antes da primeira aula, bem como uma primeira vermifugação.

    Monte um plano

    Há uma diferença entre a socialização aleatória e a bem planejada e focada no comportamento. Como defensor do seu cão, seu objetivo é apresentar seu filhote a novas experiências de uma forma que crie confiança, sem forçá-lo a situações que possam deixá-lo desconfortável ou nervoso.

    Como a socialização dos filhotes é tão importante para o desenvolvimento saudável, os pais dos animais de companhia podem ser tentados a buscá-la por qualquer meio. Isso pode significar esquecer que os filhotes também devem ter voz durante o processo.

    A socialização deve sempre ser realizada de uma maneira que evite a superestimulação, o medo ou a abstinência. Forçar os filhotes a sair de sua zona de conforto em nome da socialização é totalmente diferente de permitir que eles tenham novas experiências.

    Por exemplo, se seu filhote parece nervoso com seus novos colegas de brincadeira em sua primeira aula e prefere ficar perto de sua cadeira, a melhor abordagem é deixá-lo prosseguir em seu próprio ritmo.

    Soltá-lo no meio da ação pode assustá-lo e torná-lo ainda mais relutante em participar de futuras aulas, especialmente se ele tiver uma experiência negativa.

    O mesmo vale para conhecer novos amigos humanos. Por isso não coloque o seu filhote nos braços do seu amigo. Em vez disso, permita que o animalzinho encontre novas pessoas em seu próprio tempo e em seus próprios termos.

    Esteja sempre preparado para intervir se você perceber que seu filhote ficará sobrecarregado. Isso o ajudará a reconhecer que pode confiar em você para mantê-lo seguro.

    Agora que você sabe o que não fazer, aqui estão algumas dicas eficazes para a socialização bem-sucedida do filhote.

    Aulas  

    Ministradas em escolas e centros de adestramento, as aulas de socialização são uma maneira fantástica de dar o pontapé inicial no processo. Procure aulas comandadas por profissionais experientes e em um ambiente que seja fácil de desinfetar.

    Verifique o tamanho da turma e o currículo antes de se inscrever. Aulas com muitos cães ou aquelas que têm mais brincadeiras do que aprendizado podem fazer mais mal do que bem.

    Aulas bem administradas dão tempo para brincadeiras importantes entre os cães, o que melhora a comunicação canina. Também abre espaço para lições de boas maneiras e uma sessão de perguntas e respostas dos pais.

     

    Traga os amigos

    Uma vez que seu filhote se estabelecer em sua casa, convide amigos para conhecer o novo integrante da família. Tente incluir pessoas de todos os espectros da sua vida social: idosos, crianças que sabem interagir com cães, pessoas que usam chapéus ou têm pelos faciais ou aqueles tipos que são diferentes.

    Instrua os visitantes a deixar seu filhote se aproximar no seu próprio ritmo. Distribua guloseimas entre os convidados, para ajudar seu filhote a entender que novos amigos são fantásticos.

     

    Amigos que tenham um melhor amigo

    Passeie com amigos que tenham cachorros mais velhos e que se sintam confortáveis ​​com travessuras. Tenha em mente que nem todo cão adulto dá conta de lidar com o comportamento do filhote, que muitas vezes é agressivo e inadequado. Então escolha amigos com cães tolerantes.

    Dessa forma, se o seu cachorro sair da linha, o cão adulto pode reagir com uma correção equilibrada.

     

    Intensivo

    Espaços públicos ​para cães são ótimos locais para visitas curtas de socialização. Seu filhote pode ter uma variedade de experiências positivas, e esses novos ambientes e rostos amigáveis ​​podem ajudar a completar a lista de verificação de socialização de seu filhote.


    Sem medo do veterinário

    Seu filhote tem uma vida inteira de exames veterinários à sua frente, e você pode começar a tornar a experiência livre de estresse fazendo visitas divertidas.

    Com o bolso cheio de petiscos, pergunte se você pode passar alguns minutos explorando uma sala de exames.

    Seu filhote é uma garantia de atrair atenção, por isso é possível que um veterinário possa estar disposto a ajudá-lo com exercícios básicos de manuseio.

    A socialização completa ajuda o seu filhote a se adaptar ao nosso mundo de uma forma que vale a pena pelo resto de sua vida. Embora seja um passo fundamental no desenvolvimento do seu cachorro, é um processo divertido e recompensador que fortalecerá seu crescente vínculo com seu novo melhor amigo, que se tornará um companheiro bem ajustado.

    Com informações do Pet MD

  • Back to top