Tudo o que você precisa saber para socializar seu gato - Pet é pop

Tudo o que você precisa saber para socializar seu gato

Tudo o que você precisa saber para socializar seu gato
Tudo o que você precisa saber para socializar seu gato
Tudo o que você precisa saber para socializar seu gato (Foto: Kelly/Unsplash)

Você adotou um novo gatinho e não sabe como socializar ele com os membros da sua família? Não se preocupe, essas dicas preciosas irão te ajudar no processo!

Veja também:

Primeiramente, você precisa lembrar de fazer uma associação positiva com as socializações. O que isso significa? Tenha paciência! Não empurre seu gatinho em direção ao gato, cachorro, bebê ou qualquer membro da sua família.

Garanta muito amor e confiança para que ele se sinta seguro antes de qualquer interação. Depois disso, confira como socializar seu gatinho com…

…outro gato

Os gatos são extremamente territoriais, ou seja, seu gato atual pensa que sua casa é território deles. Por isso, apresentar um novo gatinho para seu gato pode ser mais complicado do que o contrário, porque é capaz que seu felino pense que o novo amigo que chegou é um invasor de suas terras.

Para tornar a apresentação mais tranquila, faça isso gradualmente e mantenha seu novo gatinho em uma caixa transportadora ou atrás de um cercadinho para bebês para supervisionar o primeiro encontro e, claro, evitar qualquer ataque ou briga (você vai querer que eles tenham uma boa primeira impressão um do outro).

Além disso, especialistas ressaltam que o cheiro é essencial para os gatos, por isso é uma boa ideia colocar alguns cheiros da casa no novo gatinho antes de fazer as apresentações. Por exemplo, faça carinho no seu gato de estimação e depois no seu novo gatinho, assim, quando eles se encontrarem, sentirão que o cheiro um do outro é familiar.

…cachorros

Apesar dos preconceitos de que cães e gatos não se dão bem, é mais fácil apresentar um novo gato a um cachorro do que para um gato. No entanto, se você tem um cãozinho com muita energia, leve-o primeiro para uma longa caminhada ou corrida para deixá-los um pouco mais cansados antes de apresentar o novo gatinho.

Outra dica é manter o cachorro na coleira e deixar uma oportunidade para o gatinho escapar se ele não estiver pronto para esse encontro. Além disso, seja paciente e continue organizando esses encontros até que eles se sintam confortáveis um com o outro. Nunca force-os ou faça que eles fiquem no mesmo ambiente se não quiserem!

…crianças e filhotes

Se você tem filhos, eles ficarão naturalmente muito animados com a chegada de um novo gatinho. Seu trabalho é ensiná-los que seu novo gatinho não é um brinquedo e deve ser tratado com cuidado. Ajude seu filho a aprender como reconhecer quando seu gato está relaxado e quando ele não está, quando a hora da brincadeira deve terminar e quando o gatinho estiver farto e quiser descansar. Também é uma boa ideia avisar as crianças que ela pode arranhar ou brincar de morder.

…outras pessoas

No que diz respeito à socialização, geralmente é mais fácil para o seu gato se adaptar a novas pessoas do que a outros animais, por isso é uma boa ideia apresentar seu gatinho ao maior número de pessoas possível. Dessa forma, é provável que você evite que eles desenvolvam medo de estranhos mais tarde na vida.

  • Back to top