Tudo o que você precisa saber para que o seu gato pare de fugir e fique feliz - Pet é pop

Tudo o que você precisa saber para que o seu gato pare de fugir e fique feliz

Tudo o que você precisa saber para que o seu gato pare de fugir e fique feliz
Tudo o que você precisa saber para que o seu gato pare de fugir e fique feliz
Tudo o que você precisa saber para que o seu gato pare de fugir e fique feliz (Foto: Freepik)

De acordo com uma pesquisa da Nottingham Trent University, realizada em 2021, 41% dos donos de gatos mantêm seus animais de estimação dentro de casa permanentemente, com a maioria citando questões de segurança como principal fator para a decisão.

Veja também:

+ Vídeo hilário: gato tem reações diferentes ao receber beijos da ‘mãe’ e do ‘pai’
+ Saiba como diagnosticar, prevenir e tratar a ansiedade do seu cão
+ Dicas ajudam você a viver melhor com as trocas de pelo do seu gato

O número de gatos que ficam dentro de casa aumentou muito nos últimos anos e especialistas estão esperançosos que essa tendência continua alinhada com a expansão da urbanização. No entanto, alguns veterinários e organizações de bem-estar sugerem que os gatos devem ter acesso ao ar livre.

Segundo eles, caçar e escalar são comportamentos naturais para gatos e é importante que todos os gatos tenham a oportunidade de fazer isso. Enquanto alguns gatos estão bastante satisfeitos em ficar em casa, outros podem ficar infelizes se ficarem presos dentro de casa, por isso é importante conhecer os sinais de um gato feliz.

Como saber se meu gato está feliz dentro de casa?

Sinais de que um gato de interior está feliz e próspero incluem:

  • Exibindo seus instintos naturais passando parte do dia “caçando” brinquedos, arranhando um poste e interagindo com o ambiente
  • Olhando pela janela ou assistindo TV, mostrando que o gato está sendo estimulado pelo que está acontecendo ao seu redor
  • Miando, ronronando e buscando carinho
  • Um apetite saudável e vontade de usar uma bandeja sanitária
Como ter um gato doméstico feliz

Se você decidir manter seu gato dentro de casa, as dicas a seguir irão ajudá-lo a viver a vida ao máximo e atender seus instintos naturais.

1. Providencie uma caixa de areia em um local silencioso e limpe-a regularmente. Os gatos gostam de privacidade para ir ao banheiro e não vão querer que fique muito perto de suas tigelas de comida. Eles também não gostam de comida e água no mesmo lugar, então mantenha as tigelas separadas.

2. Faça seu gato trabalhar por sua comida. Coloque a comida em uma bola de guloseimas ou em um alimentador de quebra-cabeça. Isso lhes dará um bom treino mental ao mesmo tempo e ajudará a manter o tédio à distância.

3. Garanta que seu gato tenha acesso a espaço interno suficiente em várias salas e tenha muitos lugares para se esconder.

4. Forneça pelo menos dois tipos de local de descanso: uma toca no nível do chão fechada em três lados e um local mais alto com uma boa vista.

5. Instale arranhadores em vários locais da casa para que seu gato possa queimar energia enquanto afia suas garras. Isso também impedirá que eles “ataquem” seus móveis e cortinas!

6. Garanta que seu gato permaneça ativo, oferecendo muitas oportunidades para brincar. Caixas de papelão, rolos de papel higiênico usados ​​e bolas de papel amassado costumam ser tão emocionantes (se não mais) do que brinquedos de gato comprados em lojas.

7. Brinquedos do tipo “vara de pescar” são uma ótima maneira de incentivar comportamentos naturais de perseguição e ataque. A sequência de caça de um gato não é apenas pegar o jantar, o ato de perseguir a presa realmente libera hormônios felizes em seus cérebros.

8. Um gato entediado pode se tornar um gato destrutivo, o que pode ser um problema para os donos de casa. Ofereça atividades de enriquecimento para que seu gato não faça seu próprio entretenimento, desmontando seus móveis ou derrubando enfeites das prateleiras.

9. Tire um tempo para interagir com seu gato. Isso é mais importante com gatos domésticos que não interagem com outros animais e pessoas fora de casa.

10. Não deixe seu gato sozinho em casa por longos períodos durante o dia. Eles ficarão solitários e entediados presos por conta própria sem nenhum contato humano e podem desenvolver ansiedade de separação, assim como os cães.

11. Se você tem um jardim, pode instalar cercas posicionadas para dentro para impossibilitar que seu gato suba ou construir uma estrutura fechada de madeira e arame para dar a eles um tempo ao ar livre da segurança do seu jardim.

12. Se um gato que está acostumado a ficar dentro de casa de repente se encontra no mundo, é provável que fique estressado e desorientado. Você precisará garantir que seu gato não possa escapar de sua casa mantendo as janelas e portas fechadas.



  • Back to top