Tudo o que você precisa saber para cuidar dos dentes do seu gato - Pet é pop

Tudo o que você precisa saber para cuidar dos dentes do seu gato

Tudo o que você precisa saber para cuidar dos dentes do seu gato
Tudo o que você precisa saber para cuidar dos dentes do seu gato
Tudo o que você precisa saber para cuidar dos dentes do seu gato (Foto: Erik Jan Leusink/Unsplash)

A maioria dos donos oferecem todos os cuidados necessários aos gatos, mas negligenciam a saúde bucal dos felinos. Segundo especialistas, aprender a cuidar dos dentes do seu gato é vital para todos os tutores de gatos.

Veja também:

+ Devo escovar os dentes do meu cão todos os dias? Conheça a resposta definitiva
+ Vídeo hilário: esfomeado, cachorro lambe fotos de comida em revista
+ Aplicativo gratuito ajuda donos a cuidar da saúde dos seus pets

Sem limpeza regular ou outros cuidados, os gatos podem sofrer de doenças nas gengivas e cáries. Porque eles não gostam de mostrar quando estão com dor, os gatos muitas vezes sofrem em silêncio até que as coisas fiquem extremamente ruins.

Cuidar dos dentes do seu amigo felino pode realmente melhorar sua qualidade de vida. Confira algumas dicas de como manter os dentes do seu gato brilhantes!

1. Verifique a saúde bucal do seu gato 

Antes de começar, verifique os dentes do seu gato para saber como estão. Gatos com boa saúde bucal terão dentes brancos sem nenhuma placa ou tártaro perceptível, especialmente depósitos duros ao redor da linha da gengiva.

Procure por dentes lascados ou quebrados, pois podem precisar de atenção urgente. Além disso, verifique as gengivas do seu gato, elas devem ter um tom saudável de rosa, não inchadas ou vermelhas.

Se os dentes e gengivas do seu gato parecem saudáveis, você ainda precisa cuidar deles, afinal, você está apenas começando de um lugar mais fácil. Com cuidados regulares, eles devem ficar em condições ainda melhores.

Por outro lado, gatos com má saúde dos dentes ou gengivas ou acúmulos significativos de placa ou tártaro podem precisar de uma raspagem veterinária para resolver os problemas antes que eles saiam do controle.

2. Escove os dentes do seu gato

A melhor maneira de cuidar dos dentes do seu gato é escová-los regularmente. Procure escová-los diariamente, se puder, mas, caso contrário, a cada dois dias ou algumas vezes por semana é melhor do que não escová-los.

No entanto, isso é mais fácil dizer do que fazer, porque a maioria dos gatos odeia limpar os dentes. Quanto mais cedo na vida você começar, mais fácil será acostumar os gatos à escovação dos dentes, mas os gatos velhos podem aprender novos truques.

Comece simplesmente tocando a boca do seu gato ou deixando-o lamber a pasta de dente e, gradualmente, progrida para sessões curtas de escovação com uma escova de dente, sessões de escovação mais longas e, eventualmente, para uma escova de dentes regular, se seu amigo felino permitir.

Dê ao seu gato muitas guloseimas e elogios ao longo desses estágios para criar uma associação positiva. Além disso, lembre-se de sempre usar uma pasta de dente para gatos, pois a pasta de dente humana pode ser tóxica para os felinos.

3. Dê ao seu gato guloseimas dentais

Embora seja improvável que alimentar o seu gato sozinho com guloseimas mantenha os dentes do seu gato em boas condições, eles são uma alternativa razoável para gatos que simplesmente não permitem que você escove os dentes, mesmo quando você os introduz de forma gradual e suave. Eles também são bons para alimentar seu gato nos dias de folga, se você não puder escovar os dentes diariamente.

4. Experimente suplementos dentários para felinos

Os suplementos dentários para gatos geralmente vêm em forma de pó ou líquido. Eles contêm ingredientes que reduzem o acúmulo de placa bacteriana, suavizam o tártaro, refrescam o hálito ou misturam os três.

Assim como as guloseimas dentárias, elas não são a escolha ideal por conta própria, mas podem ser úteis para um cuidado além da escovação ou para gatos que não a toleram. Se você não pode escovar os dentes do seu gato, considere usar um suplemento dental junto com os petiscos dentários.

5. Agende exames dentários anuais para o seu gato

Parte de cuidar dos dentes do seu gato é fazer com que sejam verificados regularmente por um profissional. A maioria dos veterinários verificará os dentes do seu gato como parte de uma verificação anual de bem-estar quando eles forem vacinados anualmente. Esses exames ajudam a identificar possíveis problemas mais cedo do que você pode notá-los se esperar que seu gato apresente sintomas de dor de dente.



  • Back to top