Tudo o que você precisa saber para alimentar um filhote de cachorro - Pet é pop

Tudo o que você precisa saber para alimentar um filhote de cachorro



Tudo o que você precisa saber para alimentar um filhote de cachorro
Imagem de Sergio Souza por Unsplash

Adotou um filhote de cachorro? Saiba que uma boa nutrição para ele é indispensável para que ele cresça forte e saudável.

Veja também:

Gritar é a pior tática para educar um filhote de cachorro, indica estudo
Tudo o que você precisa saber para socializar um filhote de cachorro
Você consegue identificar as raças de filhotes de cachorro? Faça o teste

Assim como humanos, cães em fase de crescimento, como os filhotes, adoram comer. Esses pequenos pacotes de energia conseguem te convencer a dar a eles o que eles quiserem. Mas, você deve ser forte: a dieta de um filhote deve ser monitorada e controlada para que ele tenha uma alimentação saudável.

Confira como garantir que seu filhote de cachorro cresça forte e saudável:

Quando começar a alimentar seu filhote

De três a quatro semanas de vida seu filhote já pode comer comidas líquidas, mesmo durante a amamentação. Entre seis a oito semanas, a mãe já decide que está na hora do seu filho procurar comida em outro lugar, então eles passam a ficar ainda mais interessados em comidas líquidas.

Essa transição pode levar dias ou semanas. Raças menores como Yorkshires e Chihuahuas são muito mais frágeis que raças maiores, portanto, devem permanecer com suas mães por pelo menos oito semanas.

Leia os rótulos das comidas

É importante que você leia o rótulo do alimento que estiver oferecendo para seu pet, para garantir que contém apenas os melhores ingredientes.

Filhotes crescem muito rápido nos primeiros nove meses, então tenha certeza que ele está comendo uma dieta bem equilibrada e de qualidade, preferencialmente uma indicação de seu veterinário de comidas feitas para filhotes.

O que evitar

Filhotes nunca devem comer certos alimentos que são tóxicos para cães, como cebola, uva, passas e chocolate. Caroços também devem ser evitados, pois podem causar obstrução estomacal ou intestinal, então apenas jogue-os no lixo.

Faça da alimentação um momento divertido para seu filhote

Como e quando você dá comida ao seu filhote é muito importante para o desenvolvimento dele. A comida pode ser usada para motivação e premiar seu filhote durante o treinamento. Mas, é importante que não se use muitos petiscos. Especialistas recomendam dar ao filhote alguns pedaços da comida que eles estão acostumados a comer durante o treinamento.

Dar ao seu filhote parte da comida do dia em um brinquedo interativo, como um “joão-bobo” que solta comida quando ele brinca, também ajuda a manter sua mente estimulada durante a refeição. Especialistas afirmam que filhotes gostam de ter que “trabalhar” por sua comida.

Conte com seu veterinário

Uma relação forte com seu veterinário é parte muito importante na criação de um filhotinho saudável. Especialistas recomendam que seu filhote deve ser examinado a cada três ou quatro semanas nos primeiros meses de vida, para garantir que as taxas de crescimento estão normais e dar as vacinas preventivas. Além disso, a consulta também é importante para que o dono discuta a dieta do filhote e suas necessidades, para que sejam feitas as mudanças necessárias.

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top