Tudo o que você precisa saber antes de trazer um gato persa pra casa - Pet é pop

Tudo o que você precisa saber antes de trazer um gato persa pra casa

Tudo o que você precisa saber antes de trazer um gato persa pra casa
Tudo o que você precisa saber antes de trazer um gato persa pra casa
Tudo o que você precisa saber antes de trazer um gato persa pra casa (Foto: Dan Wayman/Unsplash)

Qualquer pessoa que já viu um gato persa sabe que eles são super elegantes. A raça do gato persa é conhecida por ter um pelo longo e macio, bem como personalidades descontraídas que os tornam perfeitos para conviver.

Veja também:

Novo aplicativo promete traduzir os sons produzidos por gatos
Conheça os gatos que sobreviveram ao terremoto na Turquia
Bola de pelo em gatos: tudo o que você precisa saber para prevenir e tratar

Mas, antes de adotar um gatinho persa, os futuros donos devem estar cientes de que eles exigem mais cuidado do que outras raças. Portanto, se você está planejando receber um gato persa em sua casa, leia as dicas e os requisitos de cuidados abaixo antes de se comprometer:

A raça do gato persa

De acordo com a Cat Fanciers’ Association, os persas são uma das raças de gatos mais populares. Eles existem há muito tempo, com referências hieroglíficas à raça que datam de 1684 a.C.

A personalidade dos gatos persas

Os gatos persas são conhecidos por serem animais doces e gentis. De acordo com o Dr. Carlo Siracusa, a raça é muito suave e muito quieta. Eles não são necessariamente ativos, especialmente quando são mais velhos, e tendem a se cansar com muita facilidade.

Yody Blass, um comportamentalista animal, acrescentou que eles podem ser ativos quando querem, mas nunca estão saltando pelas paredes. Eles se encaixam bem se você tem um estilo de vida mais tranquilo.

A pelagem do gato persa

Talvez a característica mais distintiva dos persas seja sua pelagem, que é longa e macia. E para manter seus pelos brilhantes e saudáveis, eles requerem manutenção ativa por parte do dono.

“Os gatos persas precisam de cuidados diários”, diz Blass. “E não apenas uma olhada. Você tem que ser diligente para remover nós e outros detritos de sua pele porque eles não podem fazer isso por conta própria.”

Requisitos de higiene do gato persa

O Dr. Siracusa diz que gastava mais de uma hora por dia escovando seus gatos persas. “Os pelos dos persas tendem a dar nós com muita facilidade, então você tem que ter certeza de que os nós não se transformam em emaranhados, que podem ser dolorosos e precisam ser removidos.”

Existem muitas escovas disponíveis para gatos, mas os donos de gatos persas devem procurar uma que seja capaz de passar pela pelagem longa de seus gatinhos. Uma escova dupla-face oferece duas opções se você não tiver certeza de qual funcionará melhor para seu gato.

Blass acrescenta que manter o pelo dos persas bem arrumados não é apenas uma questão de escovação diária. “Como a pelagem dos persas são muito longos, às vezes seus resíduos ficam presos quando eles usam a caixa de areia”, explica Blass. “Como resultado, eles podem ficar muito exigentes com suas caixas sanitárias e podem começar a fazer suas necessidades em outros lugares.”

Blass diz que alguns donos de persas raspam a barriga e as pernas traseiras de seus gatos para reduzir alguns dos problemas que vêm com o uso da caixa de areia para gatos. “Aparar essas áreas pode ajudar os gatos a se sentirem mais confortáveis”, afirma. Recomenda-se que um profissional apare ou depile o pelo do seu gato em vez de fazer isso em casa.

Obviamente, a higiene padrão também se aplica aos gatos persas, e os proprietários devem estar equipados para fazer um clipe de unha rápido, se necessário.

O corpo e o rosto

Os gatos persas são conhecidos por terem corpos curtos e redondos e adoráveis ​​rostos com nariz curto, olhos grandes e orelhas pequenas. “Para os criadores, o objetivo geral era conseguir um rosto semelhante ao de um gatinho ou de um bebê. É atraente para muitas pessoas, mas tem problemas”, diz o Dr. Siracusa.

Em primeiro lugar, as características faciais planas podem causar problemas respiratórios. “Provavelmente é por isso que eles não são muito ativos – eles não conseguem respirar tão facilmente quanto outros gatos e eles ficam cansados”, acrescenta o Dr. Siracusa.

A proeminência e a ampla colocação dos olhos dos persas também podem levar a alguns desafios. Os olhos persas não são bem protegidos por sua conformação facial e podem ser feridos ou desenvolver úlceras com bastante facilidade. Eles também estão sujeitos à drenagem lacrimal inadequada.

“Os persas tendem a ter o que chamamos de lágrimas, que é uma secreção entre o nariz e o olho porque há uma dobra em seu rosto. As lágrimas escorrem pela dobra e oxidam, o que faz o rosto do gato parecer sujo”, diz o Dr. Siracusa.

Você pode usar lenços umedecidos para ajudar a manter o rosto lacrimejante do gato limpo, mas se notar drenagem excessiva, especialmente quando combinada com vermelhidão e dor nos olhos, chame seu veterinário imediatamente.

O rosto achatado de um gato persa também pode dificultar as refeições. Existem tigelas rasas para gatos feitas especificamente para animais de estimação que têm dificuldade em pegar comida no fundo de um prato alto.

Encontrar criadores de gatos persas

Se você está à altura dos desafios de cuidar de um gato persa, o Dr. Siracusa e Blass recomendam fortemente fazer pesquisas extensas ao procurar um criador.

“Você provavelmente irá querer adotar um gato de alguém que está disposto a conversar com você, pode responder a todas as suas perguntas e oferecer referências. Você também pode pedir os registros do veterinário e se os gatos foram testados para doenças genéticas”, diz Blass.

Persas podem ser propensos a problemas de coração, olhos, rins, respiração e bexiga, então você quer ter certeza de que o gato que você está interessado em adotar tem um histórico médico e um atestado de saúde.

Embora os gatos persas dêem muito trabalho, eles são ótimos animais de estimação. “Eles exigem  muita manutenção, mas são super sociáveis, amigáveis, inteligentes e ótimos para conviver”, diz Blass.

  • Back to top