Tudo o que os cientistas sabem sobre a memória dos cães - Pet é pop

Tudo o que os cientistas sabem sobre a memória dos cães

Tudo o que os cientistas sabem sobre a memória dos cães
Tudo o que os cientistas sabem sobre a memória dos cães
Tudo o que os cientistas sabem sobre a memória dos cães (Foto: Jesper Brouwers/Unsplash)

Será que seu cão tem uma memória boa? Os especialistas buscaram responder as perguntas sobre as fascinantes mentes dos cachorros. Confira!

Veja também:

+ As 25 melhores raças de cães para uma família com crianças
+ Estudo mostra que alguns cães têm inteligência e talento muito acima da média
+ 6 pecados que muita gente ainda comete ao passear com cães

O que os cientistas sabem sobre a memória canina? 

“Está provado que os cães têm memória, mas não temos certeza até que ponto o quê ou como ainda. Mais estudos estão em andamento enquanto conversamos e é muito emocionante”, disse o Dr. Hunter Finn, um veterinário de Arlington, Texas, ao site Southern Living. “O que sabemos é que, na maioria das vezes, os cães têm uma memória de curto prazo de cerca de dois minutos”, acrescentou o Dr. Finn.

Os cães têm o que chamamos de memória associativa e episódica. A memória associativa é a maneira como o cérebro cria um relacionamento entre duas coisas. Por exemplo, quando você ensina seu cão a fazer um truque como sentar ou ficar, ele recebe uma recompensa.

Memória episódica é quando o cão se lembra de algo que aconteceu com ele pessoalmente, como ir ao parque para cães ou vomitar depois de comer grama. A memória episódica está ligada à autoconsciência e os cientistas estão interessados ​​em saber se os cães são capazes disso.

Também é difícil de estudar, já que não podemos simplesmente perguntar o que eles lembram da última vez que eles foram à praia, por exemplo.

Um cachorro consegue se lembrar de coisas a longo prazo?

Se você já assistiu àqueles vídeos emocionantes de um cachorro cumprimentando seu dono soldado após um ano longe, é óbvio que isso apóia a ideia de que os cães se lembram de seus donos atuais e anteriores, mas não temos certeza de quanto tempo essa memória dura.

Um cachorro pode se lembrar de eventos ruins?

“Sabemos que um cão que viveu em circunstâncias infelizes ou negativas terá ansiedade e estresse associados a certos sinais, como um item, localização ou cheiro”, explicou o Dr. Finn.

Portanto, isso provavelmente apóia a ideia de que os cães podem se lembrar de algum aspecto de uma experiência negativa, mesmo que seja apenas o sentimento associado a ter sido abandonado ou deixado de fora, por exemplo.

A pesquisa está descobrindo muitas facetas da memória de um cão, incluindo como alguns cães podem encontrar o caminho de casa de uma distância muito longa, ou como um cão se lembra de um dono anterior depois de estar perdido por anos.

Além do mais, os cães lembram-se de dezenas e dezenas de palavras que lhes ensinamos. Caminhar, parar ou nomes de familiares e brinquedos são como uma segunda natureza para seu cão. Na verdade, os cães podem saber tantas palavras quanto uma criança, o que é uma memória significativa.

Uma coisa é certa: os cães se lembram de seus donos e associam a eles momentos felizes. “Quanto mais aprendemos sobre as memórias de nossos amigos cães, mais podemos ajudar a criar experiências melhores para eles”, justificou o Dr. Finn.

  • Back to top