Tudo bem dar leite para o meu gato? A ciência responde - Pet é pop

Tudo bem dar leite para o meu gato? A ciência responde

Tudo bem dar leite para o meu gato? A ciência responde
Tudo bem dar leite para o meu gato? A ciência responde
Tudo bem dar leite para o meu gato? A ciência responde (Foto: Krzysztof Pluta/Pixabay)

Principalmente nas animações, os gatos geralmente são retratados como amantes do leite. No entanto, isso está longe de ser verdade, porque a maioria dos gatos é intolerante à lactose.

Veja também:

A intolerância à lactose pode parecer um problema, mas é muito normal. Ao longo da evolução, mamíferos como gatos e humanos foram submetidos ao leite apenas quando recém-nascidos. Os humanos são os únicos mamíferos que agora bebem leite naturalmente quando adultos, então dar leite a gatos não é considerado natural, pois eles geralmente são incapazes de digeri-lo adequadamente.

Ser intolerante à lactose significa que você não tem a enzima lactase, que é a mesma, seja você um gato ou humano. Sem lactase, você não pode digerir adequadamente a lactose, o açúcar encontrado no leite, e por isso ela permanece no intestino. Isso pode ser convertido em gases, como hidrogênio ou metano, ou excretado sem se decompor, nenhum dos dois cenários ideais.

Continuar a consumir laticínios em grandes quantidades quando se é intolerante à lactose pode levar a mais problemas gastrointestinais a longo prazo. Os gatos, como quase todos os outros mamíferos, exceto os humanos, tornam-se intolerantes à lactose após o término do período de amamentação. Isso significa que dar leite ao seu gato, ou outros laticínios, pode causar vômito ou diarreia além de uma sensação geral de enjôo.

Então, se não é bom para eles, por que eles querem tanto? 

Assim como as pessoas com intolerância à lactose, os gatos ainda podem gostar de alimentos que não são bons para eles

Existe uma resposta simples para isso. Os gatos podem sentir o cheiro da gordura e da proteína encontradas nos laticínios e é isso que os atrai. Hoje em dia não há tanta gordura no leite como antes, especialmente se você comprar leite desnatado, mas os gatos ainda podem detectá-la. Assim como as pessoas com intolerância à lactose, os gatos ainda podem gostar de alimentos que não são bons para eles.

Se o seu gato está com “fome de leite”, isso pode sugerir que ele precisa de mais gordura ou proteína em sua dieta. Provavelmente não fará muito mal dar a eles uma guloseima de laticínios de vez em quando, no entanto, dar leite regularmente, ou pior ainda, como alternativa à água, pode fazer com que seu gato tenha problemas de saúde a longo prazo. Em vez disso, você pode comprar algumas guloseimas com proteína extra ou alterar a comida que lhes dá para garantir que recebam os nutrientes essenciais.

Então, para resumir, a ideia de gatos amando leite não é um mito em si, no entanto, não significa que você deva dar a eles. Na natureza, os gatos não consomem laticínios, exceto quando nascem. É apenas no processo de domesticação que eles foram reintroduzidos ao leite em sua vida adulta.

  • Back to top