Com treino e paciência, você pode passear com seu gato usando guia e coleira - Pet é pop

Com treino e paciência, você pode passear com seu gato usando guia e coleira

Com treino e paciência, você pode passear com seu gato usando guia e coleira



Com treino e paciência, você pode passear com seu gato usando guia e coleira
Imagem de pasja1000 por Pixabay

Pode parecer inacreditável, mas os gatos também gostam de passear com os humanos. Comparados aos cães, eles são um pouco mais teimosos. Porém, com treino e paciência, você pode passear com seu gato usando guia e coleira. Para isso, basta usar as técnicas corretas. Veja as dicas do PetGuide.

Veja também:

Antes de começar, escolha a coleira certa para seu gato. Se estiver muito frouxa, seu pet pode ir para longe do seu alcance com facilidade, por outro lado, se estiver muito apertada, causará desconforto e tornará o treinamento ainda mais difícil. Tire as medidas do seu animal de estimação para encontrar o tamanho da coleira ideal. Quanto ao material, o náilon é o mais indicado para os felinos.

O próximo passo é apresentar os novos acessórios para seu gato, isso levará tempo e deve ser feito em várias etapas. Comece deixando a coleira perto da comida dele ou então no local onde mais gosta de tirar um cochilo. Alguns dias depois, seu bichano vai se acostumar a ver o acessório e passará a associá-lo a coisas positivas.

Você também pode segurar a coleira e a guia para que seu gato possa cheirá-las. Oferecer petiscos nesse processo também pode ser útil. É importante criar associações positivas entre seu gatinho e os acessórios. Dessa forma, aumentam as chances de aceitação. Sinta-se à vontade para dar mais um passo no treinamento, colocando a coleira no pescoço do seu animal e oferecendo uma recompensa em caso de bom comportamento.

Colocar a coleira em seu gato pode ser particularmente difícil porque os felinos não gostam de se sentir presos. Para tornar o processo mais fácil, deixe o petisco favorito dele por perto. Segure seu bichano com delicadeza, mas também com firmeza. Dê uma guloseima a ele depois de soltá-lo. Repita o processo durante alguns dias.

O próximo objetivo é deixar seu gato totalmente confortável com o acessório antes de levá-lo para passear. Deixe a coleira nele por alguns minutos e vá trabalhando para que aceite mantê-la por um longo período sem ficar incomodado ou ter necessidade de dar petiscos para distraí-lo. Isso levará vários dias, tenha paciência.

Veja também:

Quando seu gato estiver pronto, prenda a guia na coleira e deixe seu pet caminhar dentro de casa. Use brinquedos e petiscos no processo e repita a ação durante alguns dias. Certifique-se que a guia não fique presa em qualquer lugar para não deixar seu gato assustado.

Depois que seu pet se sentir confortável com os passeios internos, você pode levá-lo para caminhadas do lado de fora. Se seu gato nunca saiu de casa antes, ele se assustará facilmente e ficará estressado. Escolha uma área mais tranquila do seu quintal antes de se aventurar em lugares mais movimentados. A evolução vai depender de cada animal de estimação, respeite o tempo dele. Você saberá quando for a hora de seguir em frente.

Outras vantagens

Levar seu gato para passear é uma ótima maneira de mantê-lo em forma. Além disso, a atividade ajuda a reduzir o tédio e os problemas comportamentais relacionados a isso. O treinamento com a coleira também será útil para outras situações. Assim que o seu gatinho se acostumar a ficar ao ar livre, os deslocamentos serão muito mais tranquilos.

Tente encarar o treinamento como uma aventura, em vez de um processo enfadonho. Lembre-se também que os gatinhos terão mais facilidade de aceitar a nova experiência, enquanto os mais velhos precisarão de mais tempo para superar seus medos. Dê passos pequenos e suaves e certifique-se de recompensar o progresso ao longo do caminho. Além disso, verifique se seu gatinho está com as vacinas em dia antes de saírem por aí. Isso é muito importante para evitar situações difíceis no caminho.

Por mais longo e complicado que este treinamento seja, eventualmente você poderá levar seu gato para caminhadas ao ar livre usando guia e coleira. Sem dúvida, será um momento positivo para ambos. Embora seja importante levar este treinamento a sério e de forma gradual, lembre-se de que será um passatempo divertido. Abrace o processo, a recompensa vale a pena.

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top