Trabalhar em casa com um pet é terapêutico, diz psicólogo - Pet é pop

Trabalhar em casa com um pet é terapêutico, diz psicólogo

Trabalhar em casa com um pet é terapêutico, diz psicólogo
Trabalhar em casa com um pet é terapêutico, diz psicólogo
Trabalhar em casa com um pet é terapêutico, diz psicólogo (Foto: Bruno Emmanuelle/Unsplash)

Se você nos dissesse há um ano que nossas reuniões de trabalho seriam invadidas por um gato passando pela mesa do chefe, teríamos rido, mas 2020 mudou as regras sobre trabalhar em casa.

Veja também:

Tratamento com células-tronco faz cadela com displasia voltar a correr
Novo medicamento promete alívio a cães que sofrem com dores crônicas
Saiba o que a terapia com células-tronco pode fazer pela saúde do seu pet

Muitos de nós ainda estamos trabalhando em casa e uma vantagem inesperada é que estamos passando mais tempo com nossos animais de estimação. Na verdade, para muitos de nós, nossos companheiros de quatro patas se tornaram nossos novos colegas de trabalho.

Um estudo da Cats Protection entrevistou cerca de 700 donos de pets que trabalham em casa para descobrir mais sobre essa relação de trabalho única. Dos entrevistados, 63 por cento disseram que o gato os acalmava, enquanto 56 por cento disseram que se sentiam menos solitários por causa deles. 53 por cento disseram ter testemunhado seu gato fazendo algo cômico, como caminhar sobre o laptop enquanto trabalhava, o que os animou.

E, em vez de uma conversa na hora do almoço com colegas de trabalho, alguns até recorrem ao gato para uma conversa estimulante, com quatro em cada dez pessoas dizendo que discutiram problemas de trabalho com o pet.

Gina Akers, que recentemente julgou o prêmio Alternative Cat Awards da Cats Protection, disse: “Meus gatos, Sunny e Star, sentam-se ao meu lado quando estou trabalhando. Sunny aprendeu a passar por imagens em meu laptop ou telefone até encontrar uma imagem de que goste, enquanto Star rouba as canetas da minha mesa”, conta. “Eles nunca deixam de alegrar meu dia de trabalho.”

Mas o que exatamente torna os animais de estimação tão cativantes para nós, especialmente quando trabalhamos em casa?

Jo Hemmings é uma psicóloga comportamental que tem trabalhado com nutricionistas de animais, e destacou os benefícios e armadilhas de trabalhar ao lado de seu animal de estimação. Jo disse: “Isso apenas cria um senso de normalidade e vida. Uma das coisas sobre os animais de estimação é que, para eles, todo dia é apenas mais um dia.”

“Há algo muito reconfortante sobre um animal que não tem a menor ideia das coisas que podem estar estressando a todos nós. É muito reconfortante ter essa perspectiva simples”, acrescenta Jo. “Os animais vivem constantemente no momento, e tê-los por perto fornece um lembrete útil para fazer o mesmo em um mundo onde podemos facilmente ficar muito preocupados com o que pode acontecer no futuro.”

Jo também acredita que nossos animais de estimação estão mais felizes do que nunca, agora que trabalhamos mais em casa. Jo tem um gato que gosta de ficar sentado por perto enquanto ela está trabalhando, às vezes até no sofá do cliente que ela usa para sessões de terapia.

Ela acredita que há algo muito especial entre as pessoas e seu animal de estimação. “Eles reduzem os níveis de cortisol e de adrenalina na corrente sanguínea, mantendo a ansiedade sob controle, mantendo a situação um pouco mais calma.”

Para qualquer pessoa que já teve uma chamada do Zoom interrompida por um pet, sabe que nossos animais de estimação são ótimos para iniciar uma conversa e muitas vezes quebram o gelo ao encontrar pessoas desconhecidas.

  • Back to top