Todos os gatos têm algum grau de psicopatia, dizem cientistas - Pet é pop

Todos os gatos têm algum grau de psicopatia, dizem cientistas

Todos os gatos têm algum grau de psicopatia, dizem cientistas
Todos os gatos têm algum grau de psicopatia, dizem cientistas
Todos os gatos têm algum grau de psicopatia, dizem cientistas (Foto: Trevin Rudy/Unsplash)

De acordo com um novo estudo, todos os gatos têm algum grau de psicopatia. A pesquisa, que envolveu mais de 2 mil donos de gatos, apresentou 46 comportamentos considerados “psicopáticos” e eles tiveram que dizer o quão bem cada um descreve seu animal de estimação.

Veja também:

+ Doença da arranhadura dos gatos pode causar efeitos psicóticos, indica estudo
+ Saiba como controlar o instinto assassino do seu gato
+ 6 maneiras de fazer com que seu gato goste mais de você

Os donos disseram coisas como: “meu gato atormenta sua presa em vez de matá-la imediatamente”, “meu gato vocaliza alto sem motivo aparente” e “meu gato fica muito eufórico e entra em ‘overdrive’ e se torna descoordenado”.

O estudo foi realizado por cientistas da University of Liverpool e da Liverpool John Moores University e os resultados foram publicados no Journal of Research in Personality em novembro deste ano.

A pesquisadora principal  do estudo, Rebecca Evans, disse ao site Newsweek: “É provável que todos os gatos tenham um elemento de psicopatia, já que isso teria sido útil para seus ancestrais em termos de aquisição de alimento, território e oportunidades de acasalamento.”

Isso de forma alguma indica que todos os gatos são desprovidos de empatia. Qualquer dono de gato vai testemunhar que os felinos são muito capazes de ter afeição e mostrar amor e carinho. No entanto, alguns o fazem mais do que outros, e os gatos tendem a permanecer indiferentes.

Mas a diversidade de peculiaridades que os gatos têm pode torná-los difíceis de ler. Encontrar uma maneira de entender melhor a personalidade de um gato pode ajudar os donos e os veterinários a tomarem as medidas necessárias para cada gato individualmente.



  • Back to top