Todo dia meu cachorro come sempre a mesma coisa; algum problema nisso? - Pet é pop

Todo dia meu cachorro come sempre a mesma coisa; algum problema nisso?

Todo dia meu cachorro come sempre a mesma coisa; algum problema nisso?
Todo dia meu cachorro come sempre a mesma coisa; algum problema nisso?
Todo dia meu cachorro come sempre a mesma coisa; algum problema nisso? (Foto: Mat Coulton/Pixabay)

Como humanos, gostamos de diversificar nosso cardápio e comemos coisas diferentes todos os dias. Por isso, pode parecer ruim que seu cachorro está sempre comendo a mesma coisa. Ele não fica entediado? Será que ele não gostaria de comer algo diferente? Veja o que os especialistas têm a dizer.

Veja também:

+ Quais frutas os cães podem comer e quais representam um risco para a vida deles
+ Por que meu cão tem o hábito de comer plantas? Ele está doente?
+ 9 alimentos que você nunca deve dar para o seu cão

De acordo com o nutricionista veterinário certificado Joseph Bartges, está tudo bem se o seu cão comer a mesma comida todos os dias, desde que a comida seja completa, balanceada e tenha boa biodisponibilidade.

Mas, ele ainda recomenda optar por variedade na dieta do seu filhote, independentemente, porque isso os impede de se tornarem exigentes com a comida. Especialistas recomendam implementar a chamada “alimentação rotativa” na dieta do seu cãozinho, ou seja, oferecer uma variedade de alimentos e diferentes receitas para encontrar o que melhor se adapta ao paladar do seu amigo canino.

De peixes à carne de boi, as opções de jantar do seu cão estão prestes a parecer o menu do seu restaurante favorito, oferecendo a nutrição ideal para ele e tirando o tédio de alimentar seu cachorro sempre com a mesma ração.

Principais razões para considerar a alimentação rotativa

No geral, a maior atração da alimentação rotativa para cães é exatamente o mesmo motivo pelo qual os humanos a confundem: uma ampla variedade de nutrientes, sabores e ingredientes equivale a uma dieta bem balanceada. Além disso, a variedade é o tempero da vida.

A alimentação rotacional pode beneficiar seu animal de estimação nutricionalmente, fornecendo diferentes tipos e níveis de aminoácidos, ácidos graxos e fibras de diferentes fontes em diferentes dietas.

Mas e se você tiver um filhote super exigente? Especialistas afirmam que eles são os principais candidatos para a alimentação rotativa, porque isso oferece justamente o que eles buscam com suas dietas: variedade.

Como implementar?

Quer você seja um novo dono de animal de estimação ou um veterano, a alimentação rotativa para cães não precisa ser complicada. A programação real se resume ao que funciona melhor para você e seu animal de estimação, com base em sua programação, orçamento e resposta do seu cão.

O objetivo é a verdadeira variedade, não apenas alternar entre dois tipos diferentes de alimentos e chamá-los de bons. Escolha quantos alimentos deseja implementar e ofereça ao seu cão ao longo dos dias, vendo como ele reage, se ele gosta ou não e se valerá a pena incorporar a nova comida à dieta do seu melhor amigo.

Os especialistas em alimentação animal recomendam misturá-los a cada poucos meses. Além disso, eles salientam que a transição de uma comida para outra deve ser gradual e levará de quatro a cinco dias entre as mudanças de formulação para seu cachorro se adaptar.

  • Back to top