Teste simples mostra se o seu gato reconhece o próprio nome - Pet é pop

Teste simples mostra se o seu gato reconhece o próprio nome

Teste simples mostra se o seu gato reconhece o próprio nome
Teste simples mostra se o seu gato reconhece o próprio nome
Teste simples mostra se o seu gato reconhece o próprio nome (Foto: Paul Hanaoka/Unsplash)

Já se perguntou se o seu gato reconhece o próprio nome? Um novo teste simples que donos podem fazer em casa busca responder a essa pergunta.

Veja também:

+ Desafio enlouquece a internet: você consegue achar o 2º gato na foto?
+ Vídeo: dona diz seu nome pela primeira vez aos cães da casa, e a reação deles é hilária
+ Os gatos reconhecem quando são chamados pelo nome?

Para testar se seu gato sabe o próprio nome, diga quatro palavras aleatórias para ele, separadas por cerca de 15 segundos, com a mesma duração e entonação de seu nome. Em seguida, diga seu nome verdadeiro. Se ele girar as orelhas ou erguer a cabeça, é provável que saiba como você o chama.

O teste foi objeto de estudo para cientistas japoneses, que tocaram gravações do dono de um gato dizendo quatro palavras com comprimentos e acentos semelhantes ao seu nome antes de dizer o nome real do felino.

A palavra hihu (em japonês para “pele”), por exemplo, pode preceder o nome “Kari”. À medida que as palavras aleatórias (todos substantivos) tocavam, os gatos ficavam cada vez menos interessados. Mas assim que ouviram seu nome, a maioria mexeu os ouvidos e a cabeça. Alguns até se levantaram (como no vídeo abaixo).

Os cientistas viram respostas semelhantes quando o nome do gato veio depois dos nomes de outros felinos com quem ele vivia, ou quando um estranho, ao invés da voz familiar de seus donos, pronunciou as palavras.

Os gatos podem reconhecer seus nomes porque é a palavra que os humanos dizem com mais frequência a eles ou porque costuma ser associada a algo positivo, como carinho ou comida, dizem os pesquisadores.

Na verdade, os únicos gatos que tiveram problemas com a tarefa foram aqueles que viviam em um cat café, uma loja que pode abrigar dezenas de gatos com os quais os clientes pagam para sair. Esses felinos podiam distinguir seus nomes de substantivos aleatórios, mas não dos nomes dos gatos com os quais compartilhavam o café.  Talvez seja porque os visitantes chamam o nome de muitos gatos, mas apenas “recompensam” alguns com animais de estimação ou guloseimas, sugeriram os cientistas.

As descobertas são as primeiras a mostrar experimentalmente que os gatos têm alguma compreensão do que estamos dizendo a eles, concluiu a equipe no estudo publicado em abril de 2019 na revista Scientific Reports. Gatos treinados podem entender palavras como “sentar” ou “pular”, mas pode ser porque os humanos estão usando dicas adicionais, como gestos com as mãos.

As novas descobertas podem melhorar nosso relacionamento com nossos animais de estimação, dizem os pesquisadores. Dizer o nome do seu gato durante uma visita ao veterinário estressante, por exemplo, pode ajudar a tranquilizá-lo. Ainda assim, se os gatos entendem que seu nome é realmente seu nome, não está claro. Eles podem apenas pensar que é outra palavra para “petisco”.

Confira o teste e tente em casa!

  • Back to top