Graças a um novo teste de saliva, os donos de pets agora podem determinar se seu gato ou cachorro têm ou não uma doença crônica sem sair do conforto de casa.
Trata-se de uma tecnologia inovadora desenvolvida pelo Hemopet, um banco de sangue animal sem fins lucrativos. O teste de estresse oxidativo celular, CellBIO, mede o isoprostano, o lipídio do biomarcador que leva à obesidade, infecções, inflamação dos tecidos e até câncer.
- Se o seu gato apresentar um desses 11 sinais, é hora de correr para o veterinário
- Confira dicas de veterinários para cuidar de cães e gatos na primavera
O CellBIO encontrou inspiração no NutriScan, outro teste de diagnóstico baseado em saliva desenvolvido pela Hemopet que testa intolerâncias alimentares.
Segundo o fundador da Hemopet, o médico-veterinário Jean Dodds, essas ferramentas podem antecipar problemas em cães e gatos, dando aos donos a chance de prevenir doenças com mudanças na dieta e suplementos.
Disponíveis por enquanto apenas nos EUA, os kits CellBIO devem ser encomendados por veterinários cadastrados, são gratuitos, mas o teste custa US$ 125 (R$ 514, 51, pela cotação de 10 de outubro). Os relatórios são enviados por e-mail dentro de cinco a sete dias para os pais dos animais e seus veterinários.
A amostra de saliva é viável por até 30 dias. No entanto, o recomendável é que a amostra chegue à Hemopet dentro de 14 dias após a coleta. Nenhuma refrigeração é necessária.