Suspeita que o seu gato esteja resfriado? Veja o que os veterinários têm a dizer - Pet é pop

Suspeita que o seu gato esteja resfriado? Veja o que os veterinários têm a dizer

Suspeita que o seu gato esteja resfriado? Veja o que os veterinários têm a dizer
Suspeita que o seu gato esteja resfriado? Veja o que os veterinários têm a dizer
Suspeita que o seu gato esteja resfriado? Veja o que os veterinários têm a dizer (Foto: Photosforyou/Pixabay)

Com os dias frios, vem o nariz escorrendo, a indisposição, os olhos lacrimejantes… Mas, será que o meu gato pode ficar resfriado? Veja o que os veterinários têm a dizer.

Veja também:

Proteja o seu gato contra os perigos em vários pontos da casa
Especialista explica alguns comportamentos bizarros dos gatos
11 coisas que todo dono de gato deve saber, segundo os veterinários

De acordo com Vernard Hodges e Terrence Ferguson da Nat Geo Wild’s Critter Fixers: Country Vets, os gatos podem definitivamente desenvolver infecções respiratórias superiores, que são basicamente o mesmo que resfriados em humanos.

“Assim como nós, eles podem pegar resfriados em qualquer época do ano”, disseram. “As infecções respiratórias superiores dos felinos são causadas por um ou mais agentes virais ou bacterianos”. Eles explicaram que os sintomas de resfriados em gatos são muito semelhantes aos sintomas em humanos – espirros, secreção nasal, olhos lacrimejantes, tosse e febre.

É comum para gatos pegar um resfriado?

É muito comum, de acordo com Peter Soboroff, veterinário do New York Cat Hospital, em Manhattan. “Especialmente em filhotes”, disse ele. “Mas raramente é perigoso ou sério.”

Gatos em petshops ou abrigos são mais propensos a contrair infecções respiratórias superiores do que gatos domésticos, pois os resfriados são contagiosos entre os gatos. “Se um gato está doente e não cuidamos dele a tempo, a infecção se espalha por toda o abrigo. Se isso acontecer, todos devem ser tratados e as instalações devem ser bem limpas”, disseram Dr. Hodges e Dr. Ferguson.

Como faço para tratar o resfriado do meu gato?

Depende do caso, segundo o Dr. Soboroff. Os sintomas devem desaparecer dentro de 10 dias ou mais e, quando há apenas sintomas leves, geralmente não há necessidade de tratamento. Mas, se os sintomas parecerem piorar após quatro dias, ou se seu gato estiver com dificuldade para respirar ou perda de apetite, é importante marcar uma consulta com um veterinário.

“Alguns casos ficam mais graves, alguns têm bactérias secundárias envolvidas”, disse o Dr. Soboroff. “Às vezes você precisa de antibióticos, às vezes de medicamentos antivirais, às vezes ambos. Em casos graves, eles podem ter dificuldade para respirar ou pode haver danos significativos aos olhos ou à cavidade nasal. Em um caso raro, você precisaria hospitalizar seu gato. Mas, a maioria dos resfriados são leves.”

O que eu faço se achar que meu gato está doente?

O Dr. Hodges e o Dr. Ferguson disseram que ocasionalmente precisam hospitalizar gatos gravemente infectados, então, por favor, se você acha que seu gato pode estar doente, ligue para o veterinário!

Se os sintomas do seu gato forem apenas leves e seu veterinário disser que nenhum tratamento é necessário, você ainda pode deixá-lo mais confortável limpando o nariz escorrendo e secreção ocular com um pano limpo e certificando-se de que ele está comendo e bebendo o suficiente. Se parecerem congestionados, você também pode colocar um umidificador na sala com eles.

  • Back to top