Seu gato tem o hábito de deitar sobre o computador? A ciência explica por quê - Pet é pop

Seu gato tem o hábito de deitar sobre o computador? A ciência explica por quê

Seu gato tem o hábito de deitar sobre o computador? A ciência explica por quê
Seu gato tem o hábito de deitar sobre o computador? A ciência explica por quê
Seu gato tem o hábito de deitar sobre o computador? A ciência explica por quê (Foto: Tra My/Unsplash)

Já se perguntou por que o seu gato gosta de se deitar em cima do teclado do seu computador? Parece só um hábito aleatório, mas tem uma explicação científica por trás. Confira!

Veja também:

Ao contrário do que muitos pensam, o gato não está tentando te imitar quando ele deita em cima do seu teclado enquanto você digita algo. De acordo com especialistas em comportamento felino, o computador não traz nenhum interesse para o gato por si só.

Seu cheiro ou o perfume que você regularmente deposita lá, é o que os faz querer se esfregar na região. “Você não conseguirá cheirá-lo, mas um gato pode sentir seu cheiro em todo o teclado”, explicou o Dr. David Sands, especialista em psicologia animal.

“Os gatos são máquinas de cheirar da ponta da cauda até a ponta do nariz. Seu mundo é sobre cheiros, sua visão é desenvolvida para a caça noturna, o que significa que seu olfato é muito importante em outras ocasiões”, acrescentou ele.

No entanto, ele salienta que, apesar dessa ser uma possibilidade plausível, o gato pode estar querendo demonstrar uma possessividade sobre você. “É mais provável que seu gato queira depositar seu próprio cheiro e suplantar o seu. É tudo uma questão de propriedade. Ao fazer isso, seu gato está efetivamente dizendo ‘eu sou seu dono!'”, justificou o Dr. David.

“As pessoas sempre pensam que os gatos se esfregando em você ou as coisas que você toca estão expressando amor. Mas, na verdade, os gatos são indivíduos muito possessivos. Para eles, quanto mais passarem por você e depositarem seu perfume, melhor!”, disse ele.

Caso você tenha alguma dúvida, seu gato está decidido a se tornar a força dominante em sua casa. “Embora os cães tenham sido criados para se tornarem nossos companheiros, os gatos ainda são razoavelmente selvagens. Eles foram amplamente criados como controle de pragas e não são criaturas sociais, eles estão atrás de si mesmos.”

É saudável para o meu gato sentar no meu laptop?

Desde fechar documentos importantes sem salvá-los até enviar uma mensagem para seu chefe com letras e caracteres aleatórios, um gato relaxando em um laptop pode causar muitos danos emocionais. E se eles estão atrapalhando seu trabalho, Sands aconselha limpar seu laptop regularmente.

No entanto, é improvável que seu gato seja prejudicado por ficar em seu computador. “Fisicamente, isso não vai doer. E cognitivamente, você só precisa realmente se preocupar com esse comportamento se ocorrer com outras pessoas”, disse ele. “Se o seu gato também está vocalizando muito e constantemente seguindo você pela casa, pode ser um sinal de ansiedade e busca de atenção.”

  • Back to top