Seu gato não está comendo? Conheça as causas e saiba o que fazer - Pet é pop

Seu gato não está comendo? Conheça as causas e saiba o que fazer

Seu gato não está comendo? Conheça as causas e saiba o que fazer



Seu gato não está comendo? Conheça as causas e saiba o que fazer
Seu gato não está comendo? Conheça as causas e saiba o que fazer (Foto: Paul Hanaoka/Unsplash)

Seu gato não está comendo? Saiba que você deve sempre prestar atenção aos hábitos alimentares do seu gato, pois eles podem lhe dar algumas dicas sobre como ele está se sentindo.

Veja também:

8 sinais de que você precisa correr com seu gato ao veterinário
O que é melhor para o seu gato: ração seca ou úmida?
Novo aplicativo promete traduzir os sons produzidos por gatos

Se você notar que o comportamento alimentar do seu gato mudou, você deve entrar em contato com o seu veterinário imediatamente para descobrir qual é o problema. E se o seu gato não está comendo, você precisa descobrir a causa.

Aqui estão alguns dos motivos mais comuns pelos quais um gato não come e algumas recomendações para colocar o membro da sua família felina de volta nos trilhos.

Razões pelas quais um filhote não come

Os filhotes são normalmente desmamados e comem alimentos sólidos entre as 6 e 8 semanas de idade. Aqui estão alguns motivos pelos quais seu filhote pode não estar comendo a comida.

Seu gatinho ainda pode estar aprendendo o que gosta de comer

Assim que começam a transição para alimentos sólidos, os filhotes devem ser expostos a diferentes tipos e texturas de alimentos para que aprendam o que preferem. Se o seu gato recém-desmamado não comer, pode ser tão simples quanto mudar de uma forma redonda de ração para outra.

Ofereça comida úmida e comida seca com diferentes texturas e formatos (patê, ensopado, caldo, ração triangular, ração redonda, etc). Você também pode tentar tornar a comida mais apetitosa para que a transição seja mais fácil. O apetite de um gato é fortemente impulsionado por seu olfato.

Certifique-se de que todo alimento úmido que você dá ao seu gatinho está em temperatura ambiente ou ligeiramente mais quente; aquecer comida molhada aumenta seu aroma.

Seu gato pode estar com uma infecção respiratória superior

As infecções respiratórias superiores não são incomuns em gatos e podem causar diminuição do apetite devido à congestão nasal, febre ou fadiga.

Se o seu gato estiver com o nariz entupido, será mais difícil para ele sentir o cheiro da comida e, por isso, talvez não coma. Se isso acontecer, você pode precisar inserir na dieta dele mais alimentos úmidos, especialmente aqueles que têm aromas fortes. Se o seu gatinho não comer a comida úmida habitual, tente mudar o sabor ou a textura para ver se isso ajuda.

Se você notar algum dos seguintes sintomas, ligue para o seu veterinário:

  • Muitos espirros;
  • Secreção nos olhos;
  • Coriza.

Embora algumas infecções sejam virais e possam não precisar de medicação, às vezes são necessários antibióticos para resolver uma infecção e ajudar o seu gato a se sentir melhor.

Seu filhote pode ter comido algo que não deveria

A curiosidade natural dos gatos às vezes os coloca em apuros. Os gatinhos costumam comer barbante, enfeites, laços de cabelo e outros objetos que podem ficar presos no estômago ou no intestino delgado. Nunca deixe seu gato brincar com barbante, fitas de balão, laços de cabelo, grama de plástico usada em cestas de Páscoa, enfeites de Natal ou outros objetos que ele possa comer.

A cirurgia às vezes é necessária para remover o item, então chame seu veterinário imediatamente se você suspeitar que seu gatinho comeu algo que não deveria ou se a diminuição do apetite também for acompanhada de vômito.

Seu gato pode estar se sentindo intimidado por seu cachorro ou outros gatos

Enquanto muitos gatos são extrovertidos e resilientes, alguns gatinhos tímidos podem ser intimidados por outros membros peludos da família quando se trata da hora das refeições.

Dê ao seu gato um lugar seguro para comer, onde não seja perseguido ou incomodado por outros gatos ou cães da família.

Se o seu gato não comer por mais de um ou dois dias, ligue para o veterinário para agendar um exame. Quanto mais cedo você determinar a causa, mais cedo seu filhote voltará ao normal.

Por que meu gato adulto não está comendo?

A perda de apetite pode ter muitas causas em gatos adultos. Se o seu gato não comer, algumas causas podem ser evidentes através do exame físico do seu gato por um veterinário, enquanto outras podem exigir testes de diagnóstico como exames de sangue ou raios-x.

Se o seu gato adulto está com pouco apetite ou simplesmente não come por mais de dois dias, leve-o ao veterinário para descobrir a causa.

Aqui estão alguns motivos possíveis pelos quais seu gato não está comendo:

Seu gato pode estar doente

Como em filhotes, as infecções respiratórias superiores podem causar perda de apetite em gatos adultos. Outras doenças nasais também podem afetar o olfato e o apetite do seu gato, incluindo pólipos nasais ou tumores. Os tumores que afetam o nariz também podem ser dolorosos e, portanto, fazem seu gato relutar em comer.

Seu gato pode ter um problema dentário

Da mesma forma, muitas doenças bucais podem fazer com que os gatos parem de comer completamente. Os gatos podem desenvolver tártaro e gengivite, bem como inflamação em outros tecidos da boca, que podem ser bastante dolorosos. Infelizmente, os gatos também podem desenvolver tumores cancerígenos na boca.

As pistas a serem observadas incluem:

  • Mau hálito;
  • Produção excessiva de saliva (babando);
  • Sangrando pela boca.
Seu gato pode ter um problema gastrointestinal

Existem muitos problemas gastrointestinais que podem causar diminuição do apetite em gatos, incluindo:

  • Obstrução ou ingestão de corpo estranho;
  • Câncer;
  • Pancreatite;
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Constipação;
  • Náusea.

A náusea também pode ser causada por doença renal (que também pode causar vômitos e mudanças na sede) ou medicamentos (como antibióticos ou quimioterapia). Os gatos com náuseas podem parecer interessados ​​em comida, mas recusam-na, ou podem babar e lamber os lábios com frequência.

Seu gato pode estar sofrendo de insuficiência cardíaca congestiva

A insuficiência cardíaca congestiva pode resultar em fadiga e dificuldade para respirar, os quais podem tornar o seu gato menos interessado em comer.

Além disso, medicamentos ou um novo alimento prescrito para doenças cardíacas podem afetar o apetite do seu gato, especialmente se o novo alimento for menos palatável do que o que seu gato está acostumado a comer.

Seu gato pode estar se recuperando de uma doença ou hospitalização

Alguns gatos desenvolverão aversão alimentar, mais comumente após uma doença ou internação hospitalar. Esses gatos associam um alimento específico com enjoo ou com o estresse da hospitalização, e então se recusam a comer aquele alimento.

Pode exigir alguma engenhosidade e tentativa e erro para descobrir o que seu gato está disposto a comer se desenvolver aversão alimentar.

Seu gato pode estar passando por estresse, ansiedade ou depressão

Os gatos também têm emoções e podem haver várias causas emocionais ou comportamentais para a perda de apetite. A perda de um membro querido da família, seja animal ou humano, pode fazer com que alguns gatos parem de comer devido à ansiedade ou depressão.

O estresse ou a ansiedade também podem ser causados ​​por mudanças no ambiente doméstico. Essas mudanças podem parecer insignificantes, mas podem causar muito estresse para os gatos, o que pode fazer com que eles não comam.

Essas mudanças incluem:

  • Construção dentro ou fora de casa;
  • Adição de um novo membro da família;
  • Reorganização de recursos (comida, água, caixas sanitárias);
  • Conflito social com outros animais da casa.
O que fazer se seu gato não está comendo

Uma vez que os gatos, como espécie, são muito bons em se esconder quando estão com dor ou não se sentindo bem, é importante prestar atenção a quaisquer mudanças nos hábitos do seu gato, especialmente quando se trata de comer.

Contate o seu veterinário se o seu gatinho não comer durante um a dois dias ou se o seu gato adulto não comer durante dois dias. Gatos adultos, especialmente aqueles com excesso de peso, podem desenvolver uma doença grave chamada lipidose hepática se pararem de comer, portanto, uma ação imediata é importante.

Se seu gato parar de comer e também apresentar estes sintomas, leve-o ao veterinário imediatamente:

  • Vômito;
  • Diarréia;
  • Letargia;
  • Dificuldade ao respirar.
Opções de tratamento para perda de apetite

Existem muitas opções de tratamento para a perda de apetite, mas o tratamento depende da causa.

Se houver um problema de saúde, seu gato pode precisar de:

  • Antibióticos;
  • Cirurgia (no caso de doença);
  • Uma mudança de dieta;
  • Hospitalização e fluidoterapia;
  • Medicamento para tratar náuseas ou estimular o apetite.

Se o seu veterinário determinar que seu gato é saudável, mas é apenas um comedor exigente, siga estas dicas:

  • Experimente alimentar o seu gato com alimentos com texturas, sabores ou formatos diferentes e certifique-se de aquecer os alimentos úmidos, caso tenham sido refrigerados.
  • Compre apenas a quantidade de comida seca que seu gato comerá em um mês, pois alguns alimentos ficarão estragados ou rançosos se a embalagem ficar aberta por mais de um mês.
  • É sempre melhor saber o que é normal para o seu gato e observar os sinais de que ele não está comendo, para saber quando procurar ajuda.

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top