Seu gato não deixa você dormir? Saiba como dar um jeito nisso - Pet é pop

Seu gato não deixa você dormir? Saiba como dar um jeito nisso

Seu gato não deixa você dormir? Saiba como dar um jeito nisso
Seu gato não deixa você dormir? Saiba como dar um jeito nisso
Seu gato não deixa você dormir? Saiba como dar um jeito nisso (Foto: Adam Kuylenstierna/Unsplash)

Não há nada mais incômodo do que ter um longo e cansativo dia e seu gato não deixar você dormir de noite. O pequeno felino pode não saber que você e ele possuem diferentes conceitos sobre sono, então saiba o que fazer para que ele pare.

Veja também:

Antes de saber o que fazer, é importante compreender como funciona o sono dos gatos. Os gatos dormem em média 15 horas por dia, sem contar com alguns cochilos, que podem levar até a 20 horas de sono por período de 24 horas. Os únicos animais que dormem mais são os morcegos e os gambás.

Os gatos são animais crepusculares, o que significa que são mais ativos entre o anoitecer e o amanhecer. Eles são predadores naturais, então eles estão programados para perseguir e caçar à noite, assim como os leões. Na natureza, os gatos também têm inimigos, então cabe a eles passar longos períodos durante o dia em silêncio, ainda dormindo.

Embora os felinos que você ama sejam domesticados, eles ainda compartilham esse instinto e podem passar a noite inteira rondando, atacando e brincando. Toda essa caça requer imensa quantidade de energia e dormir permite que os gatos acumulem suas reservas para que possam correr e perseguir quando precisam.

Enquanto os gatos dormem cerca de duas vezes mais que os humanos e preferem descansar em cochilos curtos e longos em vez de dormir um pouco à noite, eles experimentam estágios de sono semelhantes.

Os gatos geralmente adormecem rapidamente, provavelmente após uma explosão de energia intensa. Eles caem no sono de ondas lentas no início e depois passam para o sono REM, sigla em inglês para “Rapid Eye Movement“, que significa “movimento rápido dos olhos”.

É nesta fase que os gatos podem sonhar exatamente como os humanos. Frequentemente, você notará que suas caudas, patas e bigodes se contraem quando estão no estágio REM.

Então, o que fazer para que ele pare de me incomodar durante a noite?

Por mais difícil que pareça, a melhor coisa a fazer é ignorá-lo quando ele está te deixando acordado à noite. Seus esforços para desencorajar o comportamento podem na verdade estar reforçando-o. Algumas pessoas podem alimentar seus gatos quando eles miam às 3 da manhã para eles pararem de miar, o que o encorajaria a miar cada vez mais cedo para conseguir comida.

Tente colocá-lo em uma programação de brincadeiras e alimentação à noite. Ele pode ser indisciplinado à noite porque tem muita energia que sobra do dia. À noite, antes de ir para a cama, dê ao seu gato uma longa sessão de brincadeiras e canse-o. Após a sessão de jogo, dê o jantar para ele.

Se ele estiver cansado e alimentado logo antes de sua hora de dormir, é mais provável que ele durma a noite toda. Claro, se o miado dele for excessivo, converse com seu veterinário, pois o miado excessivo pode ser um sinal de problemas médicos.

Se ele ainda estiver ativo até tarde da noite, deixe alguns brinquedos para mantê-lo ocupado. Com alguma paciência e planejamento, você e seu gato terão uma boa noite de sono.

  • Back to top