Seu gato está preso no alto de uma árvore? Saiba o que fazer - Pet é pop

Seu gato está preso no alto de uma árvore? Saiba o que fazer

Seu gato está preso no alto de uma árvore? Saiba o que fazer
Seu gato está preso no alto de uma árvore? Saiba o que fazer
Seu gato está preso no alto de uma árvore? Saiba o que fazer (Foto: Kessa/Pixabay)

Você saberia como agir se o seu gato ficasse preso no topo de uma árvore? Essa situação pode ser desesperadora para os donos, porém, tente manter a calma e siga estas dicas!

Veja também:

1. Convença-o a descer

Sua maior esperança é que o gato desça sozinho. Frequentemente, isso acontece naturalmente com um pouco de tempo e espaço, e sem distrações de outros animais próximos. Chame seu animal de estimação com uma voz suave e atraia-o com petiscos.

Se isso não funcionar, deixe uma tigela de comida no pé da árvore e dê um passo para trás. O atum é uma boa escolha, pois tem um odor forte. Se o gato estiver com fome o suficiente e sentir o cheiro de comida, isso pode ser o suficiente para atraí-lo.

Você também pode tentar estender um lençol ou colocar um colchão velho embaixo da árvore. Se o gato tiver um ponto focal no solo, é mais provável que ele salte ou desça para alcançar o alvo.

2. Dê assistência

Se o gato continuar parado, você pode tentar ser mais proativo ajudando-o a descer da árvore. Para guiar o gato, pegue um apontador de laser, mire em um ponto na árvore que ele possa ver e, em seguida, mova a ponta para baixo do tronco para iluminar um curso.

Você também pode encostar uma escada ou um galho grande na árvore. Apenas certifique-se de que está posicionado de forma segura e, em seguida, vá embora. Essa “ponte” pode ser exatamente o que o gato precisa para visualizar um caminho para descer com segurança.

Para um esforço de recuperação mais elaborado, uma caixa transportadora ou cesto de roupa suja pode ser içado até o gatinho por uma corda, se o galho não for muito alto. Experimente colocar um pouco de comida ou petiscos dentro e veja se isso convence o gato a subir a bordo. Com alguma sorte, ele vai morder a isca e você pode abaixar a transportadora ou a cesta até o chão.

3. Suba para resgatá-lo

Se esses métodos não funcionarem, você pode considerar subir para recuperar o gato. Uma escada resistente é recomendada, a menos que você seja um escalador de árvores experiente. Não tente fazer isso sozinho. Você precisará de alguém para ajudá-lo se cair.

Além disso, certifique-se de usar luvas e mangas compridas. Mesmo um gato domesticado pode se tornar agressivo sob circunstâncias angustiantes. As luvas também o ajudarão a segurar a árvore e o animal. Se possível, coloque o gato em uma caixa transportadora e abaixe-o para seu parceiro de resgate. Isso tornará a descida mais fácil e segura.

4. Peça ajuda

Se tudo isso falhar, chame o suporte profissional. Alguns especialistas dizem para esperar 24 horas, mas use o bom senso. Se estiver frio, tempestade ou o gato parecer estar em perigo, procure ajuda. Lembre-se de que um gato preso em uma árvore não tem acesso a comida ou água e ficará desidratado e fraco por causa da fome.

Além disso, mantenha em mente que os bombeiros podem estar muito ocupados combatendo incêndios e resgatando humanos de prédios em chamas. Mas, você pode entrar em contato com uma empresa de poda de árvores e, por uma pequena taxa, eles provavelmente irão buscar o gato. Peça recomendações ao seu veterinário ou ao abrigo de animais local.

  • Back to top