Seu gato está miando demais? Saiba o que fazer - Pet é pop

Seu gato está miando demais? Saiba o que fazer

Seu gato está miando demais? Saiba o que fazer
Seu gato está miando demais? Saiba o que fazer
Seu gato está miando demais? Saiba o que fazer (Foto: Matheus Queiroz/Unsplash)

Apesar de não terem os rugidos de seus primos da selva, os gatos domésticos ainda podem fazer um barulho e tanto quando estão com vontade. Confira o motivo do seu gato estar miando demais e o que fazer.

Veja também:

Essa coletânea de vídeos divertidos com gatos vai alegrar seu fim de semana
#Maislidas: Seu gato está perdendo dentes? Saiba quando é hora de ir ao veterinário
Essas fotos de cães e gatos roubando comida vão alegrar seu dia

Eles podem miar, ronronar, piar ou assobiar e, embora qualquer um desses ruídos engraçados possa ser cativante com moderação, um gato excessivamente vocal pode fazer você se perguntar: “Por que meu gato mia tanto?”

Por que meu gato mia tanto?

Existem muitas razões pelas quais seu gato pode estar miando muito. Também conhecido como vocalização excessiva, a definição de “excessivo” parece variar de gato para gato e pode ser baseada mais na tolerância do ouvinte individual do que em qualquer outra coisa. Um gato que mia para o café da manhã ou atenção à tarde não é o mesmo que um gato que decide miar incessantemente no meio da noite.

Se o seu gato é mais propenso ao primeiro do que ao último, você pode não achar que seu miado é excessivo, você pode apenas pensar que ele mia quando está com fome. Mais frequentemente, porém, aqueles que colocam a questão de por que seus gatos miam tanto, provavelmente estão em uma situação em que a quantidade de miados está começando a se tornar um incômodo.

Por que alguns gatos fazem vocalização excessiva?

A vocalização em gatos é completamente normal. Como a maioria dos animais, os gatos usam sons diferentes para se comunicarem entre si e conosco. De acordo com especialistas, aumentos na vocalização podem ocorrer durante a temporada de acasalamento. As gatas estão no cio e fazem os gatos lutarem para ter acesso a elas, o que leva a um aumento de miados. Mas os gatos domésticos podem estar mais dispostos a “falar” por outros motivos.

Gatos domésticos podem ser geneticamente mais propensos a miar do que gatos selvagens por nossa causa. Por exemplo, segundo a Science Norway, os filhotes miam muito quando precisam de comida ou atenção da mãe.

É muito provável que os gatos adultos mantenham essa característica quando estão perto de humanos, que se tornam seus principais fornecedores e companheiros. Eles miam por atenção, por comida e para “entrar na conversa” com seus humanos.

Algumas raças de gatos são realmente mais propensas a isso do que outras. Os gatos siameses tendem a ser mais vocais do que outras raças de gatos domésticos, assim como os gatos birmaneses, sphynx e bobtails japoneses.

O que faz os gatos miarem muito?

Um gato doméstico pode miar mais se houver mudanças em seu ambiente, como uma mudança, ou se uma nova chegada estiver presente. Pode ser outro gato, outro animal de estimação ou um novo bebê. Na maioria dos casos, o aumento do miado do gato pode indicar que ele deseja atenção.

Eles querem que você os alimente, deixe-os sair ou acaricie-os. Eles podem apenas precisar de conforto. Infelizmente, quanto mais você os habilita cedendo ao comportamento, mais provavelmente eles miarão.

Miar pode ser um sinal de problemas de saúde?

Ao mesmo tempo, a vocalização excessiva pode indicar a presença de um problema médico ou de comportamento grave. Em um artigo escrito pela veterinária Karen Sueda, ela sugere que um gato pode miar enquanto está com dor, como uma forma de buscar conforto.

Eles também podem estar enfrentando problemas neurológicos ou sensoriais, como perda de audição ou visão. Se o miado for acompanhado de ansiedade, frustração, agressão ou outros comportamentos estranhos, pode ser hora de consultar um veterinário.

Posso e devo tratar meu gato para vocalização excessiva?

Pode ser que não tenha nada a ser tratado. Se o seu gato está apenas tagarela ou querendo atenção, o único tratamento real é tentar destreinar esse comportamento. No entanto, isso vai ser difícil, pois estamos dispostos a apostar que, em uma competição de vontades, seu gato miando e choramingando vai sobreviver à sua frágil paciência humana.

No entanto, provavelmente é melhor determinar se o miado é uma peculiaridade ou um sinal de um problema subjacente antes de tentar qualquer solução. Converse com seu veterinário e discuta o que pode estar acontecendo com seu gato. Pode haver problemas físicos ou psicológicos invisíveis que você vai querer verificar antes de tentar conter o miado.

Seu gato também pode estar simplesmente entediado. Solitários como são, os gatos são inteligentes o suficiente para exigir estimulação. Eles gostam de brincar e ser desafiados. Portanto, o enriquecimento mental ou físico pode ser uma boa maneira de acalmá-los. Se eles estão muito cansados ​​para miar, eles podem deixar você dormir durante a noite também.

  • Back to top