Seu gato está evitando a caixa de areia? Pode ser uma dessas três razões - Pet é pop

Seu gato está evitando a caixa de areia? Pode ser uma dessas três razões

Seu gato está evitando a caixa de areia? Pode ser uma dessas três razões
Seu gato está evitando a caixa de areia? Pode ser uma dessas três razões
Seu gato está evitando a caixa de areia? Pode ser uma dessas três razões (Foto: Tran Mau Tri Tam/Unsplash)

Os gatos geralmente aprendem a usar a caixa de areia sem nenhum treinamento adicional. No entanto, algumas razões podem explicar o motivo de alguns evitarem esse local para fazer suas necessidades. Veja!

Veja também:

1. Razões médicas

Se acidentes não forem a norma para o seu gato, peça ao veterinário para descartar uma condição médica. Infecções do trato urinário (ITUs), cistite intersticial felina, cálculos renais ou obstrução e diabetes são apenas algumas das condições possíveis, pois afetam o processamento e o descarte de resíduos no corpo. Leve seu gato ao veterinário para um exame, trazendo uma amostra fecal ou de urina se possível para análise, então seu veterinário pode diagnosticar e discutir opções de tratamento com você.

2. Razões Comportamentais

Quando os gatos urinam em locais estratégicos, isso geralmente indica ansiedade subjacente  e a localização das marcas pode fornecer outras pistas sobre o que está causando o estresse. Por exemplo, se ele urinar no seu corredor (provavelmente perto da porta da frente) e nas cortinas da janela, isso me diz que seus problemas estão relacionados a algo ou alguém fora de casa

O fato de ele fazer isso apenas na sua ausência sugere um caso de ansiedade de separação. Nesse caso, ensine-o a ser mais independente. Por exemplo, antes de sair, forneça uma série de coisas para ocupá-lo, como ‘quebra-cabeças de comida’ (brinquedos ocos cheios de guloseimas) e estruturas de escalada que permitem uma visão externa. Um companheiro felino compatível pode ajudar a conter sentimentos de solidão também.

3. Tipo, localização ou design da caixa de areia

Às vezes, o problema é a própria caixa de areia. Os gatos podem evitar uma caixa de areia suja, que seja limpa com um limpador forte, tenha um forro de que não gostem ou esteja em um local inconveniente. Tudo fácil de consertar.

Especialistas sugerem equipar sua casa com mais de uma caixa e reservar um quarto adequado para filhotes para incentivá-los a ficar dentro de casa e escolher o local óbvio e fácil de fazer suas necessidades. Gradualmente, restrinja o acesso do gato ao ar livre à medida que ele se aclimata à caixa.

  • Back to top