Seu gato boceja junto com você? A ciência vai tentar explicar - Pet é pop

Seu gato boceja junto com você? A ciência vai tentar explicar

Seu gato boceja junto com você? A ciência vai tentar explicar
Seu gato boceja junto com você? A ciência vai tentar explicar
Seu gato boceja junto com você? A ciência vai tentar explicar (Foto: Sophie Dale/Unsplash)

É comum ver humanos “pegando” os bocejos de outros humanos quando estão próximos. Mas por que o gato boceja junto com os donos? Os pesquisadores estão tentando descobrir.

Veja também:

A primeira teoria é que os gatos, assim como os cães, bocejam juntos com seus donos como forma de demonstrar empatia.

O bocejo infeccioso também foi encontrado entre outros animais sociais, como periquitos, ratos e chimpanzés, com leões até mesmo usando o sintoma de sono para se comunicar.

Mas não podemos descartar que nossos amados felinos domesticados possam nos ver apenas como provedores úteis de alimento e abrigo. Esta questão que vem confundindo os donos há anos pode finalmente ser respondida.

“É claro que alguns gatos têm um vínculo especial com seus donos, mas a empatia tem um papel nesse vínculo?”, questionou Karen Hiestand, pesquisadora de doutorado do Grupo de Comunicação e Cognição de Mamíferos especializada em antrozoologia na Escola ou Psicologia da Universidade de Sussex.

“Os gatos domésticos evoluíram de um ancestral solitário, enquanto os cães são altamente sociais e têm capacidades evoluídas socialmente”, acrescentou ela. “Espero que este estudo nos ajude a entender mais sobre nossas relações com essas duas espécies e sua evolução em nossos companheiros animais mais comuns.”

A Universidade de Sussex está pedindo que 100 pares de gatos e donos se apresentem antes de 31 de maio. Os participantes precisarão preencher uma pequena pesquisa online antes de filmar experimentos com bocejos em casa para análise do comportamento. Saiba mais aqui.

  • Back to top