Seu gato anda ignorando você? Conheça as possíveis causas - Pet é pop

Seu gato anda ignorando você? Conheça as possíveis causas

Seu gato anda ignorando você? Conheça as possíveis causas
Seu gato anda ignorando você? Conheça as possíveis causas
Seu gato anda ignorando você? Conheça as possíveis causas (Foto: River Kao/Unsplash)

Seu gato parece estar te ignorando? Os felinos não são como os cães, podendo ser mais independentes, mas, caso seu gato tenha mudado de atitude de repente, pode parecer estranho. Se você quer que ele pare com isso e volte a prestar atenção em você, precisa descobrir o motivo.

Veja também:

+ Cão raro da Patagônia é o parente mais próximo dos pastores originais, indica estudo
+ Japoneses estão pagando quase R$ 5.000 por mochila que parece gato de verdade
+ Gato de olhar amedrontador vira prefeito de uma cidade chamada Inferno, nos EUA

Há muitas razões pelas quais seu gato pode parecer estar ignorando você. Aqui estão os mais comuns, de acordo com especialistas:

1. Seu gato quer um tempo sozinho

Provavelmente, o motivo mais simples e comum é que seu gato simplesmente não está com vontade de te dar atenção agora. Os gatos são criaturas independentes e têm suas próprias emoções e humores.

Se o seu gato não está com vontade de ser acariciado ou vir buscar um petisco, as chances são de que ele simplesmente o ignore e continue fazendo o que preferir, o que pode incluir tirar uma sonequinha.

Se o seu gato está fazendo sua coisa natural e relaxando, mas isso não inclui você, não insista em ter uma interação indesejada com o felino. Nesse caso, é melhor deixar seu gatinho em paz e deixá-lo vir até você quando quiser atenção.

2. Gatos mais velhos podem não saber que você quer a atenção deles

Alguns gatos têm razões mais significativas para não responder a você. Por exemplo, se o seu gato ficou um pouco mais velho, há uma chance de que ele não esteja ouvindo ou vendo tão bem quanto costumava.

A possibilidade de que seu gatinho não esteja ignorando você, mas sim, eles simplesmente ainda não perceberam o fato de que você está tentando interagir, é grande.

Mover-se um pouco mais devagar e deliberadamente ajuda esses gatinhos a se conscientizarem de você, e então eles podem decidir se querem prestar atenção em você. Se isso se tornar uma tendência, converse com seu veterinário sobre isso para que eles possam procurar condições médicas subjacentes.

Claro, se o seu gato está agindo letárgico ou não responde quando você tenta chamar sua atenção, ligue para o seu veterinário imediatamente, pois isso pode ser uma emergência.

3. Seu gato pode estar com medo de você

Muitos gatos escolhem ignorar algo que consideram uma ameaça ou que os estressam. Se você puniu seu gato no passado, ou até mesmo gritou com ele, agora ele pode vê-lo como uma ameaça em potencial.

Seu gato não sabe se suas intenções são boas ou ruins, então eles tentam ignorá-lo. Às vezes, simplesmente pisar acidentalmente em seu gato é suficiente para desencadear a reação. Nesses casos, os gatos costumam fugir se você continuar solicitando a atenção deles.

Se o seu gato fugir, se esconder e tentar evitá-lo, afaste-se e dê-lhe algum espaço. Deixe passar um pouco de tempo e tente conquistar sua afeição com alguns arranhões ou guloseimas suaves.

Os gatos têm memória longa, e uma coisa que você fez que não os agradou pode ser lembrado semanas e meses no futuro. A melhor coisa a fazer é lembrar que você nunca deve disciplinar um gato com punição.

4. Seu gato pode não estar se sentindo bem

Não é incomum que os gatos se tornem mais reclusos se não estiverem se sentindo bem, principalmente se houver uma doença se formando. Mesmo à medida que os gatos envelhecem, eles podem desenvolver uma forma de disfunção cognitiva semelhante à doença de Alzheimer em humanos.

Se o seu gato estiver mostrando algum sinal de preocupação além de ser mais distante, como beber mais água do que o normal, ter menos apetite ou agir de forma diferente de qualquer outra forma, consulte seu veterinário.

Os gatinhos costumam recuar quando a doença está se desenvolvendo, e quanto mais cedo você descobrir o problema subjacente, melhor. Com um pouco de esforço e ajuda do seu veterinário, você pode entender seu comportamento e resolver o problema.

5. Seu gato pode estar chateado com alguma coisa

Os gatos parecem ser muito independentes e às vezes distantes, mas a verdade é que a maioria dos gatos tem emoções delicadas. O menor insulto, como fazer carinho em outro gato, pode fazê-los ficar com ciúmes e, como resposta, eles o esnobam.

A maioria dos gatos são bastante indulgentes e ansiosos para ter todos de volta em boa graça. Para que ele te “perdoe”, algumas guloseimas ou subornos em forma de comida enlatada devem resolver o problema no seu relacionamento com ele.



  • Back to top