Seu gato acorda você muito cedo? Saiba como dar um jeito nisso - Pet é pop

Seu gato acorda você muito cedo? Saiba como dar um jeito nisso

Seu gato acorda você muito cedo? Saiba como dar um jeito nisso
Seu gato acorda você muito cedo? Saiba como dar um jeito nisso
Seu gato acorda você muito cedo? Saiba como dar um jeito nisso (Foto: Anton Lochov/Unsplash)

Seu gato te acorda de madrugada? Esse comportamento, que pode ser extremamente irritante para alguns donos, é muito comum. Segundo especialistas, os gatos são criaturas noturnas, então eles pensam que a noite é hora de caçar, ou, no caso de gatos domésticos, perturbar seus donos para receber comida.

Veja também:

+ Confira a lista com as mais lindas raças de gatos, de acordo com a ciência
+ Novo estudo levanta as 6 personalidades que os cães têm
+ Pesquisa: 45% dos donos acreditam que estão em forma pior que a dos seus pets

Confira as principais razões pelas quais os gatos te acordam de madrugada e como fazê-lo parar:

1. Eles estão com fome

Se seu gato te acorda cedo e você levanta para alimentá-lo, pare imediatamente. Isso apenas o fará pensar que está sendo recompensado e torna o gato mais propenso a repetir o comportamento indesejado.

Para começar a resolver esse problema, certifique-se de que seu gato está comendo o suficiente ao longo do dia. Você pode alimentá-los com uma refeição antes de ir para a cama, por exemplo, para que ele não sinta fome antes de amanhecer.

Se você costuma alimentar seu gato pela manhã, certifique-se de que seu gato não está associando a hora de acordar com a hora do café da manhã. Deixe um intervalo entre quando você sai da cama e quando você alimenta dá o café da manhã a ele. Meia hora deve ser o suficiente.

2. Eles não têm uma rotina

Gatos adoram previsibilidade. Manter uma rotina regular tem sido associado a níveis reduzidos de estresse em gatos. Para manter uma rotina, crie horários para as refeições, brincadeiras e qualquer tipo de sessão de higiene próximo ao mesmo horário todos os dias.

Esvazie a caixa de areia dele em intervalos regulares e previsíveis (areia suja ou perturbada também pode ser uma razão pela qual seu gato está acordando você). Tente não mover caixas de areia, tigelas ou arranhadores, a menos que seja necessário.

Se algo mudar em seu ambiente, por exemplo, você sai de férias, muda de móveis ou tem um novo hóspede ou animal de estimação, seu gato pode voltar a acordar cedo. Para evitar isso, mantenha a rotina o mais consistente possível e, eventualmente, seu gato se adaptará ao novo normal.

3. Eles não estão gastando sua energia ao longo do dia

É do conhecimento geral que os gatos adoram dormir, mas também adoram brincar e mexer o corpo como nós. Por isso, é importante dar ao seu gato acesso a uma variedade de brinquedos e recursos em casa para interagir, especialmente se você não estiver em casa com frequência.

Os postes de arranhar oferecem aos gatos um lugar para escalar e se esticar. Bolas, brinquedos macios e motorizados dão a eles a oportunidade de brincar e se exercitar. Quando estiver em casa, envolva seu gato com um brinquedo interativo (como uma varinha) ou jogue um jogo de perseguição pela casa. Você pode até tentar inventar um jogo que seu gato vai gostar.

Gatos ficam entediados facilmente, então, mantenha a variedade em seus tempos de jogo. E não brinque com seu gato uma hora antes de ir para a cama. Idealmente, uma sessão de brincadeira antes de sair e quando chegar em casa deve ajudar a manter seu felino quieto durante a noite.

Seu gato ainda está te acordando?

Seu gato ainda pode acordá-lo por algum tempo. Esse comportamento pode até piorar a curto prazo à medida que seu gato se ajusta. A chave é ignorar o comportamento do seu gato à noite ou no início da manhã. Não se levante e, se puder, não interaja com seu gato quando ele o acordar.

Se você já tentou de tudo e seu gato ainda o acorda, é hora de ir ao veterinário. Pode haver um motivo de saúde causando o comportamento. Felizmente, você e seu gato podem chegar a um acordo sobre quando é hora de dormir e quando é hora de acordar.



  • Back to top