Seu filho tem asma? Dê um cão de presente pra ele - Pet é pop

Seu filho tem asma? Dê um cão de presente pra ele

Seu filho tem asma? Dê um cão de presente pra ele
Seu filho tem asma? Dê um cão de presente pra ele
Seu filho tem asma? Dê um cão de presente pra ele (Foto: Alicia Jones/Unsplash)

Pesquisas da Suécia sugerem que os cães protegem as crianças, principalmente da asma. As descobertas mostraram que crianças que crescem “com um cachorro em casa” antes de completarem um ano de idade têm um “risco 13 por cento menor” de desenvolver essa condição.

Veja também:

Saiba como diagnosticar e tratar um gato com asma
Os cães podem ver espíritos e fantasmas? A ciência tenta responder
Humanos acreditam que cães vão para o céu há muito tempo, demonstram arqueólogos

De acordo com um dos autores do estudo, o professor assistente Tove Fall, uma vez que eles tiveram acesso a um conjunto de dados tão extenso e detalhado, eles “poderiam ser responsáveis ​​por fatores de confusão.”

Em um relatório do The New Daily, um especialista australiano disse que muitos estudos anteriores “sofrem de falta de financiamento e são, portanto, ‘fragmentados’ e ‘confusos'”. O especialista acrescentou que, provavelmente, muitos consideram seu amor por cães tão certo que não veem “o óbvio”.

Benefícios atribuídos aos cães

O cão mais querido das pessoas pode servir de motivador para que façam exercícios, melhorem sua condição mental, fortaleçam os laços com outras pessoas e diminuam o risco de doenças cardíacas. A pesquisa científica, por mais limitada que seja, propõe esses benefícios e alguns especialistas os comprovam.

No entanto, o que parece ser o benefício mais poderoso de todos, e provavelmente a fonte de outras vantagens, é a amizade. De acordo com a Dra. Susan Hazel, uma pesquisadora de animais da Universidade de Adelaide, o apoio social de um animal de estimação muito provavelmente contribua para a saúde geral de seu dono.

A pesquisadora também disse que, quando os indivíduos analisam a saúde humana de maneira geral, um dos fatores de proteção é o suporte social, “e isso inclui animais de estimação”.

Animais de estimação como fonte de apoio social

A Dra. Hazel acrescentou que receber amor incondicional de um animal é algo que as pessoas podem não receber em outros aspectos de suas vidas.

Percebendo a falta de estudos de qualidade, uma equipe de especialistas da Sydney University iniciou uma pesquisa para resolver isso.

Emmanuel Stamatakis, chefe da equipe e professor associado do Charles Perkins Center, concorda com o poder que os vínculos sociais têm. Ele disse que tais conexões têm mais efeito sobre a saúde humana do que pressão alta, obesidade e tabagismo, entre outros.

A então recém-nomeada equipe de Stamatakis expressa interesse em provar absolutamente se os cães podem ou não nos manter sociais, bem como outros impactos físicos, mentais e comportamentais de possuir um cão.

O melhor amigo do homem

Comentando a pesquisa, o professor explicou que ele e sua equipe estão interessados ​​no papel dos cães como catalisador social para os seres humanos. Ou seja, esses animais de estimação podem ser a conexão que “aproxima os humanos”.

Ele também disse que prefere “não antecipar” o que eles podem descobrir, pois é se eles tomarem uma atitude, “seria tendencioso.”

Concordando com os outros especialistas, o Dr. Andrew O’Shea, residente do Sydney Animal Behavior Services, disse que, em geral, os benefícios da posse de cães e animais de estimação em geral “superam os negativos”.

Quer seja proteção contra asma, pressão arterial baixa ou qualquer outro motivo, uma coisa parece possível: os cães são um medicamento eficaz.

  • Back to top