Seu cão vai ser muito mais feliz se você fizer algumas dessas 15 coisas - Pet é pop

Seu cão vai ser muito mais feliz se você fizer algumas dessas 15 coisas

Seu cão vai ser muito mais feliz se você fizer algumas dessas 20 coisas
Seu cão vai ser muito mais feliz se você fizer algumas dessas 20 coisas
Seu cão vai ser muito mais feliz se você fizer algumas dessas 15 coisas (Foto: Troy Bridges/Unsplash)

Pode não parecer surpreendente, mas um cãozinho feliz deixa seus donos felizes, e algumas ações simples que você pode fazer com ele poderão intensificar esse sentimento tão bom. Confira algumas dicas de especialistas!

Veja também:

+ Tudo o que você precisa saber para que o seu gato pare de fugir e fique feliz
+ 8 razões para o surgimento de caspa em gatos; algumas são bem preocupantes
+ Vídeo emocionante: cadela ajuda a cuidar de filhotinha de gato abandonada

1. Use petiscos para um treinamento com reforço positivo

De acordo com a treinadora de cães Nancy M. Kelly, petiscos são perfeitos para o treinamento de banheiro dos cães. “O bom comportamento e o treinamento começam com um bom manejo, o que significa evitar que seu cão faça as coisas que você não quer que ele faça, enquanto constrói os comportamentos que você deseja”, justificou ela ao site MIC.

2. Arrume uma cama aconchegante para eles

A segurança é um grande tema com as sugestões de Kelly. “Os cães não querem ser assustados. Seu cão deve ter uma cama para onde possa ir quando quiser descansar e ter certeza de que não será assustado. Qualquer cama serve, apenas preste atenção se o seu cão gosta de se esconder ou se aconchegar em um cobertor ou se ele prefere se esticar no chão”, aconselhou a especialista.

3. Considere uma cama elevada para cães que não gostam de camas forradas

Às vezes, quanto mais simples, melhor. A cama escolhida para seu filhote não precisa ser cheia de pelúcia ou babados para ser perfeita para eles. “Um cão que costuma gostar de deitar no chão pode preferir uma cama estilo rede a uma fofa”, explicou Kelly.

4. Dê mensagens claras ao seu cão ao ensinar truques e comandos

Kelly também enfatiza a importância de os cães serem estimulados mentalmente, observando que tal simulação anda de mãos dadas com brincadeiras, exercícios e, claro, treinamento. Segundo ela, cada comando é um quebra-cabeça próprio, então o cachorro deve ser desafiado a descobrir o que fazer. E quando acertam? O uso de clickers e guloseimas são as melhores ferramentas para comunicar aos cães quais são as escolhas que você deseja que eles usem.

5. Ofereça um brinquedo interativo para estimular a mente do seu cão

“A estimulação mental também pode vir do enriquecimento na forma de brinquedos interativos e quebra-cabeças de comida”, disse Kelly. “Qualquer brinquedo que dê ao seu cão a chance de ‘fazer’ algo, tenha uma textura diferente de outros brinquedos, faça sons ou acenda, pode ser divertido.”

6. Experimente um quebra-cabeça com guloseimas escondidas para prender a atenção do seu cachorro

Se um brinquedo barulhento parece menos atraente, não se preocupe, existem muitas outras opções por aí que ainda permitem que você siga o conselho de Kelly para manter seu cão mentalmente estimulado.

Procure em lojas especializadas que contam com uma variedade de estilos com diferentes níveis de dificuldade, para que você possa permitir que seu filhote comece com algo mais fácil e trabalhe até a opção mais desafiadora.

7. Brinque com cães ativos usando um lançador de bolas

Richard Conti, treinador de detecção de cheiro, nos lembra o quão importante é sair e brincar com os animais de estimação. “Estudos mostram que se divertir com seu cachorro pode ajudar vocês dois a viver mais”, contou o especialista.

Um lançador de bolas facilita o envio da bola para que seu cão possa recuperá-la, e há vários tamanhos, além de opções dobráveis ​​para armazenamento e transporte.

8. Deixe seu cão ter um cobertor para que ele possa se aconchegar com seu cheiro quando você estiver fora

Se o seu cão tende a ser tímido, experimente esta dica de Jeraldin Paredes. “Cães tímidos gostam de se esconder quando são superestimulados. [Você pode] envolvê-los em um cobertor de bebê com seu cheiro e ajudá-los a passar por isso. Seu cheiro é uma ferramenta calmante para que eles saibam que estão seguros”, disse ela.

9. Passeie com uma coleira forte e segura para fazer a melhor caminhada para vocês dois

Uma coleira refletiva e durável adiciona outra camada de segurança para que você e seu cão possam ficar visíveis depois que o sol se põe. E embora, é claro, você esteja assistindo ele e se conectando com seu filhote, isso também ajuda quando outras pessoas também podem vê-lo.

10. Ofereça um tapete de alimentação inteligente para desacelerar a alimentação

Se o seu cachorro costuma comer muito rápido e sofrer com problemas de digestão, alguns tapetes disponíveis no mercado com diversos níveis para colocar a ração ajuda o cachorro a comer mais devagar, pois ele precisará se esforçar um pouco mais para obter o alimento.

11. Mantenha a boca do cachorro limpa com uma escova de dente

De acordo com a Dra. Linda Simon, cirurgiã veterinária e consultora da FiveBarks, manter a higiene bucal do seu animal de estimação é indispensável. Para a limpeza dos dentes, use uma escova de dentes especial para cães, que oferecem 360 graus de cerdas de silicone flexíveis e um ajuste seguro para os dedos dos donos.

12. Cuide de suas garras 

As patas e garras também devem ser incluídas na sessão de higiene dos cães. Um conjunto de cortadores de unhas para cães testados e comprovados permite que você faça isso em casa e garanta que ele esteja confortável com isso.

13. Mantenha seus pelos limpos e macios com xampu e condicionador

Assim como produtos para humanos, nem todos os xampus para animais de estimação são iguais. Quando você estiver procurando produtos para dar um banho no seu cão, fique de olho nos produtos que servem a vários propósitos, como manter a pelagem macia e limpa, hidratar, tratar possíveis alergias e desodorizar.

14. Considere um suplemento calmante para seu cão

Pode não ser para todos, mas a Dra. Simon disse que muitos cães também se beneficiam de suplementos calmantes. Esses suplementos, que podem ser usados a curto ou longo prazo, podem oferecer ajuda durante eventos intensos ou traumáticos, como separação, passeios de carro, tempestades e muito mais.

15. Considere a aromaterapia para oferecer apoio emocional extra

Se você gosta da ideia de oferecer ao seu cão algo específico para ajudar a acalmar seus nervos, mas não tem certeza sobre cápsulas, a especialista também recomenda a aromaterapia. Aromas que imitam os feromônios naturais de amamentação das mães são especialmente bem recebidos pelos animais.



  • Back to top