Seu cão tem vomitado? Veja as possíveis razões e saiba o que fazer - Pet é pop

Seu cão tem vomitado? Veja as possíveis razões e saiba o que fazer

Seu cão tem vomitado? Veja as possíveis razões e saiba o que fazer



Seu cão tem vomitado? Veja as possíveis razões e saiba o que fazer
Seu cão tem vomitado? Veja as possíveis razões e saiba o que fazer (Foto: Tammy Grann/Unsplash)

O seu cão tem vomitado? Nem sempre o vômito é motivo de preocupação. Mas, quando devemos ligar para o veterinário? Confira algumas razões e o que fazer!

Veja também:

É vômito ou regurgitação?
(Foto: Pixabay)

Uma coisa importante a se ter em mente é que vômito e regurgitação em cães não são a mesma coisa. Pense no vômito de um cachorro mais como um “processo ativo” e na regurgitação mais como uma “prática passiva”.

É importante saber a diferença porque as causas e os tratamentos para as duas condições são muito diferentes, o vômito tende a ser mais preocupante do que a regurgitação.

  • Vômito de cachorro

O vômito ocorre quando o conteúdo do estômago e do intestino superior é ejetado com força. Vômito de cachorro pode conter bile amarela ou comida de cachorro que foi parcialmente digerida e geralmente tem cheiro azedo.

O vômito pode ocorrer imediatamente após comer ou a qualquer momento depois disso. Geralmente é precedido por sinais de náusea, como babar e lamber os lábios.

Alguns cães podem comer grama antes ou depois de vomitar, possivelmente para induzir o vômito ou proteger o esôfago, porque a grama pode cobrir objetos pontiagudos como fragmentos de ossos quando o cão vomita. É uma boa idéia impedi-los de comer grandes quantidades, ou isso pode piorar as coisas.

Eles também podem comer seu próprio vômito. Este é um instinto que os cães têm e que é muito desagradável para nós como humanos, mas não é um grande problema para os cães.

Como o vômito causa desidratação, seu cão pode tentar engolir uma tigela inteira de água após o vômito. Isso pode causar mais vômitos, então tente limitar o consumo de água a pequenas quantidades de cada vez.

  • Regurgitação em cães

A regurgitação, por outro lado, é uma leve ejeção de comida não digerida do esôfago do cão, o que significa que ela nunca chegou ao estômago. A principal diferença é que a regurgitação não envolve arfagem abdominal.

Isso tende a acontecer logo depois de comer. Talvez seu cão tenha comido demais ou rápido demais. Ou seu cão pode estar excessivamente animado ou estressado.

Como é o vômito do seu cão?
(Foto: Pixabay)

Depois de ter certeza de que seu cão está vomitando e não regurgitando, você pode identificar o tipo de vômito pela aparência. A aparência do vômito pode ajudar a determinar as causas do vômito em cães. Se o seu cão tiver vomitado, analise o vômito e veja:

  • Vômito amarelo

O vômito amarelo é muito comum quando um cão está com o estômago vazio, e a cor amarela que você vê é devido às secreções biliares. Isso ocorre mais comumente no meio da noite ou nas primeiras horas da manhã. Pode ser causada por acúmulo de ácido, refluxo ou qualquer outra condição sistêmica que causa náusea em um estômago vazio.

  • Vômito branco espumoso

O vômito que é branco e parece espumoso pode ser causado por um acúmulo de ácido estomacal. A aparência espumosa pode ser causada pelo vômito entrando em contato com o ar ou sendo espalhado pelo estômago antes de ocorrer.

  • Vômito límpido e líquido

Se o seu cão está vomitando um líquido claro, isso pode ser causado por secreções estomacais ou quando há um acúmulo de água no estômago que sobe sozinha quando é vomitado. Frequentemente, isso acontece quando um cachorro bebe enquanto se sente enjoado e não consegue nem conter a água.

  • Vômito viscoso e semelhante a muco

O vômito pegajoso que se parece com muco ocorre quando um cão está babando e se acumula no estômago em resposta a alguma irritação grave. O cão alivia a náusea ao vomitar o muco.

  • Vômito sangrento (vermelho ou rosa)

O sangue no vômito de um cachorro deve sempre ser levado a sério. O próprio sangue causa náusea, por isso é frequentemente vomitado se acumular no trato gastrointestinal superior. Se a cor não progride para vermelho e o vômito não é prolongado ou abundante, o tom rosado nem sempre é um sinal de uma situação de urgência.

No entanto, se houver coágulos de sangue, sangue fresco ou aparência de pó de café no vômito, isso pode indicar sangramento no estômago ou no intestino delgado superior. O sangramento pode ser resultado de uma úlcera, um tumor, falta de coagulação ou ingestão de veneno de rato. Todas essas condições precisam de tratamento o mais rápido possível em um hospital veterinário.

  • Vômito marrom

O vômito marrom pode ser apenas comida regurgitada do esôfago que nunca chegou ao estômago para ser digerida. Além disso, pode indicar que um cão comeu muito rapidamente e não mastigou a comida ou engoliu muito ar ao engoli-la.

Mas embora o vômito marrom possa parecer apenas croquetes regurgitados, às vezes pode haver mais do que isso. É melhor inspecionar o vômito para tentar determinar a natureza do conteúdo. Traços de sangue podem parecer marrons às vezes, se não estiverem muito sangrentos. Vômito marrom também pode ser um indicador de coprofagia (cocô de comer).

  • Vômito verde

O vômito verde pode ser causado pela ingestão de grama. Também pode ser devido a uma contração da vesícula biliar antes do vômito (geralmente com o estômago vazio), resultando em bile no estômago.

  • Vermes no vômito

Vermes e outros organismos infecciosos podem causar vômitos em cães. Se houver vermes vivos ou uma grande infestação, como lombrigas, um cão pode vomitá-los. (Mais comumente, eles eliminam ovos que podem ser encontrados nas fezes, e essa é a única maneira de diagnosticá-los.)

  • Grama no vômito

A grama é um ingrediente comum no vômito de cachorro. Os cães costumam comer grama quando têm dores de estômago, o que às vezes pode induzir ao vômito. Se eles estão comendo grama regularmente, no entanto, é possível que estejam ingerindo mais pesticidas e parasitas.

Você precisa ir ao veterinário se seu cão tiver vomitado?
(Foto: Freepik)

A coisa mais importante a determinar é quando é necessário levar seu cão ao veterinário e quando é normal tentar um remédio caseiro ou apenas esperar que o vômito passe.

Se o vômito estiver ocorrendo há menos de 12 horas e seu cão estiver animado e comendo normalmente, pode ser normal esperar e monitorar a situação.  Um dos maiores perigos do vômito de cachorro é a desidratação. Quando um cão fica desidratado, as funções essenciais do corpo começam a falhar.

É hora de ligar e visitar o veterinário se o seu cão:

  • É um filhote (pode ficar fraco por causa da desidratação ou ter hipoglicemia se não conseguir manter as calorias baixas)
  • É geriátrico
  • Tenta vomitar ou arfar e não sai nada (sintoma de inchaço, que pode ser fatal)
  • Sangue nos vômitos
  • Vomita pedaços de um objeto estranho ou um objeto inteiro
  • Está letárgico (sinal de que todo o corpo está afetado)
  • Está urinando menos (sinal de desidratação)
  • Tem um abdômen dolorido ou aumentado (visto com causas mais sérias de vômito)
  • Recusa comida
  • Não consegue reter pequenas quantidades de água
  • Está mostrando sinais de desidratação (a pele não volta ao lugar após ser puxada suavemente, gengivas secas)
  • Tem diarreia com o vômito (pode levar rapidamente à desidratação)
  • Tem problemas médicos pré-existentes
  • Comeram comida de gente (para determinar se é motivo de preocupação)
  • Vomita frequentemente (vômitos crônicos)
  • Está perdendo peso com a frequência dos vômitos (vômitos crônicos)
  • Está declinando em sua aparência e comportamento geral (incluindo perda de peso, deterioração da massa muscular)
Tratamento para vômitos caninos no consultório veterinário
(Foto: Freepik)

Na maioria dos casos de vômito, o tratamento com injeção é a via mais eficaz. É a maneira mais confiável de garantir que o medicamento está entrando no sistema do cão e de evitar mais vômitos. Frequentemente, um cachorro vomita uma pílula, e isso não pode ajudá-los se eles não conseguem controlá-la.

Veja também:

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ 5 dicas para escolher o modelo ideal de sofá para a sala de estar

+ Pessoas que gostam de cerveja IPA têm personalidade parecida, diz estudo. Saiba mais!

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra!

+ Gato e porquinho viram melhores amigos quando passaram a viver na mesma casa

+ CPTM atualiza mapa das linhas da CPTM e Metrô

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Bandeirantes contrata atriz de fimes adultos Maru Karv para o canal SexPrivé

+ De biquíni verde cavado Lívia Andrade arranca elogios da web ao tomar banho de sol

+ Irmã de Juliana Caetano exibe corpão e brinca com fãs: “O que te faz ver estrelas?”

+ Aos 68 anos, Bruna Lombardi posta foto de biquíni ‘contra sua vontade’

+ Marcella Rica e Vitória Strada vão se casar

+ Vídeos íntimos de Raissa Barbosa vazam em sites de conteúdo adulto

+ Ellen Rocche posta foto de ensaio nu na ‘Playboy’ e ganha elogios dos fãs

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada

+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona

+ 10 coisas que os pais fazem em público que envergonham os filhos

+ Líder de seita sexual apocalíptica é condenado a 1.075 anos de prisão

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ ‘Borboletas no estômago’ indicam algo além de estar apaixonado

+ 10 sinais de que seu parceiro não te ama (como você gosta dele)


  • Back to top