Seu cão precisa de um amigo da mesma espécie? - Pet é pop

Seu cão precisa de um amigo da mesma espécie?

Seu cão precisa de um amigo da mesma espécie?
Seu cão precisa de um amigo da mesma espécie?
Seu cão precisa de um amigo da mesma espécie? (Foto: Gotdaflow/Unsplash)

Um amigo para fazer companhia para o seu cão pode ser muito bom e também pode não funcionar muito bem. Se você acha que seu cão está sozinho e precisa de outro amigo da mesma espécie, veja o que dizem os especialistas.

Veja também:

De acordo com a Dra. Kersti Seksel, especialista em comportamento animal, os cães são criaturas sociais e não foram projetados para viverem sozinhos. No entanto, isso não significa que eles precisem de um amigo da mesma espécie: humanos, gatos e até cabras podem fazer esse papel.

“Eles gostam de estar em um grupo, e é por isso que são bons animais de estimação para os humanos, porque gostam de estar conosco”, disse a Dra. Seksel ao site ABC Everyday.

E enquanto alguns cães coexistem alegremente com outro cão, até mesmo se tornam o que parece ser “melhores amigos”, assim como não gostamos de cada pessoa que encontramos, os cães não se dão com todos os cães.

“Uma das armadilhas que pode acontecer é só porque seu cachorro adora brincar com outros cachorros no parque, não significa que ele queira aquele cachorro vivendo 24 horas por dia, sete dias por semana em sua casa, tendo que dividir você, comida, guloseimas, sua cama”, explicou a especialista.

Pessoas que possuem um cão com ansiedade de separação ou outros problemas comportamentais podem pensar que um segundo cão pode ajudar a melhorar a situação. “A maneira como eu respondo é que precisamos resolver os problemas do primeiro cão antes de pegarmos um segundo”, diz ela.

Também é importante que você pegue um segundo cão porque você quer um, não apenas para o seu cão. “Se você pegar o cachorro para você, em vez do cachorro, vai funcionar melhor, porque se você conseguir e não der certo, eles podem não se dar bem, então nem mesmo você tem um vínculo com o cachorro e o potencial de desastre é grande”, concluiu ela.

O que considerar antes de adotar um segundo cão
  • Eu realmente quero dois cachorros?
  • Tenho capacidade para cuidar de dois? Por exemplo, tenho espaço, energia, tempo e dinheiro suficientes?
  • O que pode dar errado e serei capaz de administrar isso?
  • Consultei um especialista em comportamento ou meu veterinário para obter conselhos?

Além disso, testar seu cão com outro cão é uma maneira de saber se um segundo cão é a opção certa para você. Mande-o para uma creche para cachorros para saber como ele interage com outros cães ou levá-lo para a casa de um amigo que tem um cachorro para ver se isso tem algum impacto, positivo ou negativo.

  • Back to top