Seu cão parou de comer de repente? Confira as possíveis razões - Pet é pop

Seu cão parou de comer de repente? Confira as possíveis razões

Seu cão parou de comer de repente? Confira as possíveis razões
Seu cão parou de comer de repente? Confira as possíveis razões
Seu cão parou de comer de repente? Confira as possíveis razões (Foto: M Burke/Unsplash)

Pode ser preocupante quando seu amado cão para de comer ou come menos do que o normal. No entanto, a perda de apetite é comum em animais de estimação, e os especialistas analisaram as causas e soluções.

Veja também:

+ Gato guloso precisa de cirurgia de emergência depois de comer 50 faixas de cabelo
+ Gatos sentem ciúme? Especialistas respondem
+ Especialistas dizem se é bom ou não exercitar cães em esteiras

De acordo com os especialistas da tails.com, as causas podem variar de mudanças no ambiente a problemas mentais ou emocionais, mas um cão que recusa comida por um longo período de tempo geralmente requer ação imediata.

Uma perda temporária de apetite em seu animal de estimação normalmente não é algo para se preocupar, às vezes os cães simplesmente não estão com fome. Mas, quando seu cão não come por um longo período de tempo, pode ser uma indicação de que algo está errado.

Confira seis razões pelas quais seu cão não tem apetite:

1. Superalimentação

Às vezes, sem estarmos cientes, alimentamos demais nossos filhotes. Dar aos cães muitas guloseimas ou refeições por dia é surpreendentemente fácil de fazer, especialmente quando há várias pessoas morando na casa. Tente manter um cronograma para monitorar quando e quantas vezes por dia seu cão está sendo alimentado e recebendo guloseimas.

2. Mudança ambiental

Assim como uma mudança no ambiente, como mudar para uma nova casa, retornar ao escritório após a pandemia ou crianças saindo da casa da família podem afetar o apetite dos humanos, uma mudança no dia-a-dia do seu cão pode ter o mesmo impacto.

Os cães podem ficar nervosos ou estressados ​​ao enfrentar novas mudanças em seus arredores, e isso geralmente resulta em não comer. Seu cão pode se sentir ansioso durante uma tempestade, devido a fogos de artifício ou mesmo quando há barulho de construção nas proximidades.

3. Ansiedade de separação

A ansiedade de separação é uma causa comum de perda de apetite em cães. Isso geralmente ocorre quando os cães são deixados sozinhos em casa por longos períodos de tempo ou separados de seus tutores. Você pode descobrir uma mudança no apetite do seu cão enquanto estiver fora, seja por uma hora ou uma semana, devido à ansiedade e ao estresse.

4. Doença física

Um cão às vezes para de comer quando está com problemas físicos, como dor de estômago, vermes, problemas dentários ou digestivos. Se você acha que seu cão tem uma doença física, entre em contato com seu veterinário para ajudar a identificar a condição.

A saúde bucal é um fator de impacto a ser monitorado. Se os dentes ou gengivas do seu animal de estimação estiverem doloridos, a alimentação será desconfortável para eles. Para evitar problemas dentários, confira um guia completo para cuidar da saúde bucal do seu cão!

5. Mudança nas preferências alimentares

Às vezes, tudo se resume a saber se o seu cão gosta ou não da comida que você está servindo. Assim como nós, nossos filhotes podem formar preferências alimentares com base na textura, umidade e temperatura. Seu cão pode até ficar entediado com o que você está alimentando.

Tente incorporar novos elementos nas refeições do seu cão, em caráter experimental, para ver o que eles gostam e não gostam. Você pode tentar aquecer a comida, adicionar molho, misturar vegetais ou óleo de salmão.

Verifique se a comida do seu cachorro não ficou velha. Os cães têm um olfato forte que pode cheirar quando a comida está estragada. Armazene a comida do seu cão em um recipiente hermético e verifique a data de validade.

6. Medicamentos

Existem muitos medicamentos que podem causar perda de apetite. Se o seu animal de estimação acabou de fazer uma cirurgia, isso pode afetar seu interesse pela comida, é uma reação normal à anestesia. No entanto, se o seu cão não voltou aos seus hábitos alimentares normais após alguns dias, entre em contato com seu veterinário.

O que fazer quando seu cachorro para de comer

Se o seu cão tem perda de apetite, é sempre uma boa prática consultar o seu veterinário. Eles determinarão se o seu cão tem ou não uma condição de saúde preocupante. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para aumentar o apetite do seu cão:

  • Reduza as guloseimas e alimente-as nos horários regulares das refeições;
  • Exercite-se regularmente e monitore os níveis de energia;
  • Use um caldo de galinha ou molho para melhorar o sabor e a textura;
  • Compre alimentos de maior qualidade em vez de alimentos dietéticos;
  • Certifique-se de que as tigelas de comida e água estejam limpas;
  • Não fique irritado com o seu cão, fique calmo e ofereça apoio, atenção e carinho.


  • Back to top