Seu cão não desgruda de você nem na hora de ir ao banheiro? Saiba o que fazer - Pet é pop

Seu cão não desgruda de você nem na hora de ir ao banheiro? Saiba o que fazer

Seu cão não desgruda de você nem na hora de ir ao banheiro? Saiba o que fazer
Seu cão não desgruda de você nem na hora de ir ao banheiro? Saiba o que fazer
Seu cão não desgruda de você nem na hora de ir ao banheiro? Saiba o que fazer (Foto: Chris Arthur Collins/Unsplash)

Seu cachorro tem o costume de te seguir pela casa? Até no banheiro, quando tudo o que você precisa é privacidade? Veja o que uma veterinária tem a dizer sobre esse comportamento!

Veja também:

+ 5 razões pelas quais seu gato segue você por toda a parte, até no banheiro
+ Gatos fazem papel de Godzilla na ferrovia em miniatura de restaurante japonês
+ Dono salva cadelinha quando ela já estava na boca de uma cobra píton

Simplificando, seu filhote está seguindo você até o banheiro porque não se cansa de você. “A principal razão pela qual os cães nos seguem até o banheiro é porque eles gostam de estar onde estamos”, explicou a Dra. Crista Coppola, comportamentalista de cães certificada para SeniorTailWaggers.com, ao site PureWow.

“Os cães são animais sociais obrigatórios, o que significa que a socialização é um comportamento genuinamente natural para eles. Isso é parte do que os torna companheiros tão fantasticamente leais”, acrescentou ela.

Na realidade, os especialistas afirmam que os cães não têm ideia do que é um banheiro ou o que fazemos lá, então o objetivo deles não é apenas observar você enquanto você lida com seus negócios. Eles apenas querem estar perto de você.

Devo me preocupar? 

No geral, esse comportamento não é nada com que você deva se preocupar. Pode ficar um pouco chato, com certeza, mas na maioria das vezes, é totalmente normal. No entanto, se o seu cachorro parecer genuinamente angustiado cada vez que você decidir tomar um banho demorado, pode ser necessário que ele seja examinado por um veterinário ou comportamentalista.

“Seguir você até o banheiro não é uma indicação de uma condição séria por si só”, disse a Dra. Coppola. “Se o seu cão exibe comportamentos de angústia quando separado de você, mesmo por curtos períodos de tempo, como uma pausa no banheiro, isso pode ser uma indicação de ansiedade de separação ou angústia de separação”.

Sinais e sintomas de ansiedade ou angústia de separação incluem:

  • Choro incessante
  • Vocalizações
  • Ritmo
  • Lambidas excessivas
  • Micção ou defecação durante a sua ausência
Como fazer meu cachorro parar?

Quando não há nenhuma condição médica subjacente, você pode simplesmente treinar seu cão para ficar parado quando quiser correr para o banheiro. A especialista recomenda implementar algum reforço diferencial, onde você fornece ao seu cachorro reforço para ficar e se envolver com um item em vez de acompanhá-lo ao banheiro.

Basicamente, dê ao seu cão algo divertido para se envolver enquanto estiver no banheiro (como um brinquedo com guloseimas, por exemplo) e pegue-o quando voltar. Seja qual for a sua escolha, certifique-se de que é uma atividade ou item que vai durar durante a sua ausência e não é algo que eles não vão querer levar para o banheiro com eles.



  • Back to top