Seu cão está com tremores? Especialistas indicam 10 possíveis razões - Pet é pop

Seu cão está com tremores? Especialistas indicam 10 possíveis razões

Seu cão está com tremores? Especialistas indicam 10 possíveis razões
Seu cão está com tremores? Especialistas indicam 10 possíveis razões
Seu cão está com tremores? Especialistas indicam 10 possíveis razões (Foto: Robert Larsson/Unsplash)

Se você notou que seu cão está tremendo com frequência, pode estar preocupado com a saúde do seu animal de estimação. Embora existam muitas coisas que podem causar tremores em cães, pode ser difícil discernir o que está causando o desconforto do seu filhote.

Veja também:

+ Ailurofobia: o que você precisa saber sobre o medo irracional de gatos e como se tratar dele
+ Homem com problemas mentais mata seu cão, pendura corpo na janela e discute com pedestres
+ Conheça o casal que viaja o mundo para cuidar dos pets de pessoas desconhecidas

Não tem certeza do que está fazendo seu cachorro tremer inexplicavelmente? Confira todas as razões pelas quais os cães podem estar tremendo, de acordo com especialistas veterinários:

1. Ansiedade

Apesar de comum, a ansiedade não é “normal” para cães. De acordo com o Medical News Today, mais de 70% dos cães sofrem de algum tipo de ansiedade, seja ansiedade de separação ou outro tipo. Se o seu cão é propenso à ansiedade, isso talvez seja a raiz do tremor do seu cão.

2. Resfriado

Todos nós trememos quando estamos congelando. É apenas a reação do nosso corpo a uma temperatura indesejável. O mesmo pode ser dito para os cães, que, claro, também reagem à temperatura.

3. Cinomose

Sugere-se que todos os cães recebam uma vacina contra a cinomose no consultório do veterinário a cada três anos a partir do momento em que são filhotes. De acordo com a American Veterinary Medical Association, a cinomose é “uma doença contagiosa e grave causada por um vírus que ataca os sistemas respiratório, gastrointestinal e nervoso de cachorros e cães”. Pode ser uma doença muito grave, e é por isso que a maioria dos veterinários vacina preventivamente.

4. Síndrome do tremor idiopático

A síndrome do tremor idiopático também é comumente chamada de Síndrome do Tremor do Cão Branco, pois é mais comumente vista em cães pequenos e brancos que podem ser propensos a esta doença (particularmente malteses, poodles e West Highland White Terriers).

Infelizmente, a causa exata dessa síndrome não é conhecida, embora o Animal Neurology & Imaging Center teorize que ela é causada por “uma inflamação leve da cobertura do cérebro e da medula espinhal (meninges) que produz tremores finos na cabeça e no corpo inteiro.”

5. Náusea

Acredite ou não, uma dor de estômago também pode causar tremores em cães. Normalmente, uma barriga enjoada também está associada a alguns outros sintomas importantes a serem observados, como o cachorro babando, lambendo os lábios, sem vontade de comer ou vomitando.

6. Velhice

A velhice pode causar algumas mudanças incaracterísticas no comportamento do seu cão. É importante observar e tomar nota de quaisquer alterações que pareçam significativas e manter seu veterinário informado. Saiba mais como fazer a velhice do seu cão ser a melhor possível!

7. Excesso de excitação

Qualquer amante de cães ou dono de animais de estimação sabe que, às vezes, quando os cães ficam super animados, eles podem fazer xixi um pouco. Está tudo bem e especialmente em filhotes jovens ainda trabalhando no controle da bexiga, isso é totalmente normal. Da mesma forma, cães superexcitados também podem tremer.

8. Dor

Quando um cão está sentindo dor de uma lesão ou doença, qualquer sintoma pode ser um indicador. O corpo do cão pode produzir o hormônio do estresse em excesso como resposta ao trauma da lesão e isso pode causar tremores inexplicáveis.

9. Envenenamento

Uma das causas mais graves de tremores em cães é o envenenamento potencial.  Como o envenenamento pode ser fatal para os cães, dependendo da toxina e da quantidade ingerida, é crucial agir rapidamente se você suspeitar que esse é o problema.

Se você suspeitar que seu cão entrou em algo que ele não deveria ter ou pode estar sofrendo de envenenamento, ligue para o seu veterinário imediatamente.

10. Distúrbios convulsivos

As convulsões são muito raras em cães e, portanto, geralmente indicam um problema médico sério. As convulsões apresentam muito mais do que tremores, mas existem algumas diferenças importantes.

O distúrbio convulsivo mais comum em cães é a epilepsia idiopática, um distúrbio genético cuja causa exata não é clara. Outras condições médicas também podem causar uma convulsão; estes incluem doença hepática, insuficiência renal, trauma cerebral ou tumores e, claro, exposição a toxinas venenosas. Certifique-se de chamar seu veterinário imediatamente se suspeitar que seu cão está tendo convulsões.



  • Back to top