Seu cão está com incontinência urinária? Saiba o que fazer - Pet é pop

Seu cão está com incontinência urinária? Saiba o que fazer

Seu cão está com incontinência urinária? Saiba o que fazer
Imagem de Freestocks por Unsplash

Os cães saudáveis ficam até oito horas sem fazer xixi. Isso permite eles guardarem o xixi durante a noite ou enquanto o dono está no trabalho. Entretanto, alguns cães sofrem de incontinência urinária, o que pode trazer diversos problemas aos donos.

Veja também:

Deu vontade de adotar um cão? Responda às perguntas e veja se está preparado
O xixi do seu cachorro ajuda a provocar inundações, diz estudo
6 erros que você deve evitar na hora de passear com o seu cão

Confira o que fazer se seu cão tiver incontinência urinária:

Primeiro, descubra qual a possível causa

Não precisa se desesperar, têm muitos motivos que os cães desenvolvem a incontinência urinária e nem todos os casos são sérios. Algumas dessas causas são até tratáveis. Porém, pode significar um problema de saúde mais grave, por isso, é importante levá-lo ao veterinário para um diagnóstico correto.

Compre fraldas caninas

Se o problema dele for médico ou comportamental que não é tratável, os donos podem precisar de fraldas caninas para seu pet. Elas são confortáveis e higiênicas, mesmo que eles resistam usá-las de começo, eles acabam se acostumando.

Com elas, os donos não precisam se preocupar com acidentes indesejados pela casa, sem a necessidade que eles sejam trancados em algum canto da casa, quando sozinho, e nem deixados do lado de fora. A fralda dá a eles a oportunidade de que ele se reúna com a família e ande pela casa sem causar nenhum problema.

Compre uma cama fácil de limpar

Camas de cachorros costumam absorver cheiros e líquidos. Quando isso acontece, cães com incontinência urinária começam a evitar a cama. Ao invés de trocá-la com frequência, pense em uma cama que seja simples de lavar ou feitas de materiais porosos, assim, o líquido irá atravessar a cama e deixará o cão seco e feliz.

Nunca brigue com os cães com incontinência

Cães que sofrem com incontinência não podem evitar o acidente ocasional. Ficar bravo ou brigar com o cão irá piorar a situação para ambos. Os cães ficarão ansiosos, o que pode causar ainda mais acidentes. Tente ficar calmo e tratar seu cão com o respeito e compaixão que ele merece.

Tente treiná-lo

Alguns cães com incontinência fazem um grande esforço para fazer xixi no local certo. Se treinados corretamente, eles podem acabar fazendo xixi na casa se os donos não estão em casa para deixá-los sair à tempo. Por isso, coloque fraldas de chão perto da porta e tente treiná-lo a fazer xixi ali.

Considere intervenções médicas

Se a incontinência é resultado de um problema urinário mais grave, o veterinário deve ter algumas sugestões que podem ajudar. Alguns tratamentos focam em alinhar os tratos urinários dos cães, outros são tratamentos com hormônios. Nem todas as formas de incontinência podem ser tratados, mas é sempre boa uma conversa sobre as possibilidades, especialmente se seu cão for jovem e saudável.

Consulte o veterinário antes de limitar o consumo de água

Veterinários recomendam deixar água fresca e limpa à disposição o tempo todo. Pode ser tentador restringir o consumo de água do cão se a causa da incontinência é o consumo excessivo, mas quase nunca é a melhor opção. Os donos devem sempre consultar um veterinário antes de tomar essa decisão, especialmente se o cão toma mais água por conta da sede causada por alguma outra medicação.

Lidando com a incontinência quando é um problema de comportamento

Nem todas as causas de incontinência são médicas. Por exemplo, o estresse pode ser uma causa de falta de controle na bexiga. Não brigue com seu cachorro por isso. A maioria dos cachorros irão superar essa condição com o tempo e conseguirão lidar com o estresse de maneiras mais saudáveis. Tente manter os níveis de estresse do cão em níveis baixos, mantendo contato visual e brincando com ele com frequência.

  • Back to top