Setembro Vermelho: conheça os cuidados com o coração do seu cão - Pet é pop

Setembro Vermelho: conheça os cuidados com o coração do seu cão

Setembro Vermelho: conheça os cuidados com o coração do seu cão
Setembro Vermelho: conheça os cuidados com o coração do seu cão
Imagem de Mirko Sajkov por Pixabay

Assim como acontece com os humanos, os cachorros também podem sofrer com doenças cardíacas. Por isso, a detecção precoce e o tratamento adequado são muito importantes. Cuidar da saúde do seu pet é uma forma preciosa de retribuir o amor de seu animal de estimação. Pensando nisso, conheça os cuidados com o coração do seu cão.

Veja também:

Segundo Lilian Petrus, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária, as principais doenças cardíacas identificadas nos consultórios veterinários são mixomatosa mitral e cardiomiopatia dilatada. Fique atento aos seguintes sinais: cansaço, tosse, falta de ar e desmaio. “Nesses casos, a tosse parece um engasgo e a falta de ar pode ser identificada por uma respiração mais ofegante, principalmente em repouso”, detalha a especialista.

Os cães mais vulneráveis às doenças do coração são os mais idosos e de pequeno porte, mas essas patologias também podem atingir cães de médio e grande porte. De acordo com Lilian, o risco aumenta a partir dos 5 anos de idade do cão e conforme a idade avança. “A realização de check-ups periódicos com um médico veterinário torna-se imprescindível”, enfatiza.

Programação

Para ajudá-lo a conhecer os cuidados com o coração do seu cão, a Elanco Saúde Animal criou a campanha Setembro Vermelho. Durante todo o mês, você pode conhecer mais sobre a iniciativa e sobre as doenças cardíacas clicando aqui.

Veja também:

No dia 22 de setembro, às 20h, ocorrerá o webinar “Atualizações da doença valvar crônica de mitral em cães” com o Dr. Ronaldo Jun. O evento online é voltado para médicos veterinários. Para participar, basta inscrever-se gratuitamente aqui.

E no Dia Mundial do Coração, em 29 de setembro, às 19 horas, o médico veterinário Marlos Gonçalves promete tirar todas as dúvidas de donos, profissionais e estudantes da área e abordar os cuidados com o coração do seu cão em uma live aberta no perfil @elancopets.

  • Back to top