Setembro amarelo: pets contribuem no combate ao suicídio - Pet é pop

Setembro amarelo: pets contribuem no combate ao suicídio

Setembro amarelo: pets contribuem no combate ao suicídio



Setembro amarelo: pets contribuem no combate ao suicídio
Imagem de Tran Mau Tri Tam por Pixabay

Estudos demonstram que pets contribuem no combate ao suicídio. Isso porque homens e mulheres em contato com animais de estimação lidam melhor com as adversidades do cotidiano, incluindo a solidão, sentimento que se intensificou com os desafios impostos pela pandemia de coronavírus.

Veja também:

Uma pesquisa conduzida pela Edelman Intelligence, em nome da HABRI e da Mars Petcare, nos Estados Unidos, explorou o papel que a interação entre animais de estimação e humanos pode ter no tratamento do isolamento social e da solidão.

Cerca de 26% dos entrevistados afirmaram entender a importância dos pets para a saúde mental. Além disso, aproximadamente 80% dos donos de animais de estimação confirmaram que se sentem menos solitários graças aos bichinhos.

A pesquisa também mostrou que cerca de uma em cada quatro (26%) pessoas possui um pet por saber dos benefícios deles à saúde mental, sendo que os entrevistados com mais de 55 anos relatam isso com mais frequência (55%).

A convivência com cães e gatos é relevante sobretudo quando as pessoas convivem com os pets como se fossem membros de suas famílias. Diante do distanciamento familiar e da solidão, características reforçadas pelo momento atual, o apego aos pets é uma forma de trazer significado à vida, com o compromisso de cuidar de alguém, sentir-se importante para este animal e receber como retorno sua companhia, afeto e a oportunidade de confidenciar suas angústias sem qualquer tipo de julgamento.

Veja também:

Além dos benefícios para a saúde mental, segundo pesquisas realizadas pelo Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM, os efeitos dessa relação podem ter reflexos positivos no corpo. A interação entre humanos e pets favorece um estilo de vida mais saudável para ambos.

Neste mês, a campanha “Setembro Amarelo” traz à luz a importância da preocupação com a saúde mental. E os pets são ferramentas importantes no combate ao suicídio.

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top