Sete comidas da ceia de Natal que podem adoecer seu cão - Pet é pop

Sete comidas da ceia de Natal que podem adoecer seu cão

Sete comidas da ceia de Natal que podem adoecer seu cão



Sete comidas da ceia de Natal que podem adoecer seu cão
Sete comidas da ceia de Natal que podem adoecer seu cão (Foto: Jill Wellington/Pixabay)

Os donos de cães foram alertados para manter seus cães longe de sete tipos de alimentos tóxicos que são comuns na ceia de Natal.

Veja também:

Gato come decoração de Natal, e dona faz vaquinha para a cirurgia
Gato aparece para passar o Natal em casa, exatos 4 anos após ter desaparecido
Em vídeo hilário, cão se junta aos Três Tenores para interpretar canção natalina

Os especialistas em rações para animais de estimação da PurePetFood.com compartilharam uma lista de alimentos e ingredientes comuns de Natal que podem envenenar os cães se não tomarmos cuidado.

“O Natal é a época de nos deliciarmos com todas as nossas comidas festivas favoritas e, como eles fazem parte da família, os cães devem ter permissão para participar de um pouco da ação também”, comentou um porta-voz do site. “No entanto, há uma série de comidas típicas de Natal que apresentam vários perigos ocultos para nossos amigos de quatro patas.”

Confira a lista dos sete alimentos de Natal que são perigosos para os cães:

1. Panetones e pudins de Natal

Uvas e outras frutas secas, como as groselhas, são tóxicos para os cães e a ingestão de até mesmo uma pequena quantidade pode causar insuficiência renal grave. Isso inclui alimentos que contenham esses produtos, como panetones e pudins de Natal.

2. Chocolate

Dar chocolate aos cães deve ser evitado a todo custo. A teobromina, que é um pouco parecida com a cafeína, é encontrada no chocolate e é tóxica para os cães. Mesmo pequenas quantidades podem causar agitação, tremores, convulsões e problemas cardíacos.

Confira o que acontece com o organismo do seu cão quando ele come chocolate.

3. Cebolas

Cebola, alho, alho-poró e cebolinha pertencem às espécies de plantas Allium e podem causar toxicidade, seja cozida ou crua. Inicialmente, pode haver vômito e diarreia, mas o principal dano que causa é aos glóbulos vermelhos, resultando em anemia.

Esses sintomas podem não aparecer imediatamente e podem levar de 2 a 4 dias, mas assim que você suspeitar de envenenamento, chame seu veterinário imediatamente.

4. Molho

Como é um alimento básico na mesa da ceia de Natal, muitas pessoas dão a seus cachorros as sobras da ceia de Natal que são cobertas em molho, mas é muito rico em sal, então deve ser evitado.

5. Lacticínios

Os cães têm dificuldade em consumir e digerir produtos lácteos. Como alguns humanos, eles são intolerantes a produtos à base de lactose, como leite e queijo, que podem causar problemas de estômago, diarréia e vômitos.

6. Álcool

Muitas vezes, há muito álcool por perto no Natal, mas você deve se certificar de que ele seja mantido longe do seu cachorro. Intoxicar seu cão com álcool é muito perigoso, causando alguns dos mesmos efeitos que temos quando consumimos álcool.

Mesmo pequenas quantidades encontradas em alimentos cozidos não devem ser dadas ao seu cão, e a assistência veterinária deve ser procurada imediatamente, caso seu cão ingerir álcool acidentalmente.

7. Adoçantes artificiais

Um adoçante chamado xilitol é frequentemente encontrado nos doces que consumimos no Natal, bem como em gomas de mascar e enxaguantes bucais. Mas, é venenoso para cães e, embora as quantidades nos diferentes produtos variem, até mesmo alguns doces podem causar efeitos tóxicos em cães pequenos.

Pode induzir a liberação de insulina no corpo, resultando em baixo açúcar no sangue e, às vezes, danos ao fígado. Os sinais de envenenamento podem ser rápidos ou lentos e incluem vômitos, letargia, convulsões e coma.

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top