Enquanto uns falam em corte ou contingenciamento nos investimentos em educação, britânicos apostam no uso de cães para melhorar o aprendizado e a comunicação de suas crianças. Trata-se do Burns by Your Side, iniciativa que chega ao seu segundo ano ampliando o número de escolas atendidas no Reino Unido.
Testada e aprovada nos EUA, a ideia parte de um princípio simples: fazer com que os alunos leiam para cães e voluntários especialmente treinados. Além de ganhar mais confiança, as crianças apresentam melhora no vocabulário e fluência na leitura.
Aprender a ler ou a se comunicar pode ser temeroso para muitos alunos do ensino fundamental. Pesquisas mostram que a leitura para um cão pode reduzir os níveis de estresse, aumentar o relaxamento e proporcionar uma situação confortável, sem a pressão dos pares. Isso porque os cães são ouvintes compassivos e que não fazem julgamentos.
As sessões são individuais. A criança lê e interage com um dos animais do projeto, sempre supervisionado por seu tutor. O objetivo é tirar todas as possíveis pressões e apoiar gentilmente os alunos. Nessa atmosfera de calma, as crianças ganham confiança para melhorar vocabulário e fluência.
Os animais escolhidos são bem-humorados e cuidadosamente avaliados quanto aos seus níveis de obediência e temperamento. Donos desses cães, alguns voluntários são treinadores especializados, enquanto outros são professores ou pessoas que contribuem positivamente para ajudar cães e alunos.
O projeto fez sucesso em seu primeiro ano, tanto que já está selecionando cães e voluntários em mais três cidades no País de Gales. A Burns, empresa de nutrição natural para pets, patrocina a iniciativa.
Veja também
+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg+ Artista recria rostos de imperadores romanos
+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você
+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil
+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las
+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’
+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância
+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo